Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, afirmou nesta terça-feira (30) em Belo Horizonte que homem branco, heterossexual e bem-sucedido no Brasil é rotulado de “carrasco”. Essa declaração foi dada durante lançamento de programa do governo para atendimento a mulheres que possam ser vítimas de violência e assédio sexual durante o Carnaval de 2024.
Durante o discurso, Zema citou o período em que comandava as empresas da família e a diversidade do quadro de funcionários do grupo. “Tem negros, tem LGBT trabalhando e respeitados. É muito perigoso rotular. No Brasil a coisa mais comum que acontece é rotular. Se alguém é homem, é branco, é heterossexual e é bem-sucedido, pronto, rotulado de carrasco”, afirmou.
O governador continuou o discurso dizendo, “parece que não pode ser humano, mas pode sim”. Segundo Zema, qualquer rótulo é perigoso. “Tem político honesto e desonesto, tem empresário honesto e desonesto”, acrescentou.
Ao longo dos dois mandatos, Zema coleciona gafes, frases, discursos e citações polêmicas, como em julho de 2023, quando publicou nas redes sociais uma declaração atribuída ao ditador Benito Mussolini. Ou durante entrevista a uma rádio de Divinópolis, região centro-oeste do estado, quando recebeu um livro da poeta Adélia Prado, que é da cidade, e perguntou se a escritora trabalhava na rádio.
Fonte: Metro1 | Foto: Divulgação