Vitória da Conquista decreta situação de emergência por causa da seca que perdura há sete anos
Conquista e Região Meio Ambiente

Vitória da Conquista decreta situação de emergência por causa da seca que perdura há sete anos

Apesar das chuvas que alagaram toda a Zona Rural, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, resolveu decretar situação de emergência por causa da seca. A situação perdura há sete anos e, por isso, o documento tem sido renovado a cada seis meses, desde então. Segundo a Defesa Civil, era esperado que chovesse em torno de 400 milimetros entre os meses de janeiro a março. No entanto, só choveu 225 essa chuva não chegou aos distritos e povoados. Ainda de acordo com o órgão, a previsão é de que essa escassez continue nos próximos meses.

Ao todo, 11 distritos da Zona Rural de Vitória da Conquista não têm água encanada e estão sob escassez de água. São eles: Bate-Pé, Dantilândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira da Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves.

O abastecimento nessas áreas é feito por carros pipa e, na maioria das vezes, o volume disponibilizado não é suficiente para a população tomar banho e lavar roupas, por exemplo. A partir do Decreto, que deverá ser homologado pelo Governo do Estado da Bahia, o Poder Público tem autorização para destinar capital específico ao abastecimento de água em localidades afetadas por estiagem, pelo prazo de 180 dias. Além disso, é possível ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar metas fiscais previstas para custear ações de combate à seca.

Fonte: Blog do Anderson | Fotos: BLOG DO ANDERSON