Todas as unidades de saúde de Conquista vão priorizar atendimento aos pacientes com suspeita de dengue no turno da tarde
Poder Saúde

Todas as unidades de saúde de Conquista vão priorizar atendimento aos pacientes com suspeita de dengue no turno da tarde

A Prefeitura de Vitória da Conquista deu mais um importante passo no enfrentamento à dengue. Nessa quinta-feira (21), representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de toda a rede de urgência do SUS – Hospital Unimec, Santa Casa e Complexo Hospitalar – se reuniram para traçar algumas ações estratégicas para o atendimento dos pacientes com suspeita de dengue, incluindo a decisão de que todas as unidades de saúde passarão a atender, no turno da tarde, prioritariamente, os pacientes com esse perfil.

Essa discussão foi necessária diante do estrangulamento da rede de urgência da cidade nesse momento de alto volume de pacientes em busca de atendimento, mesmo com a abertura das unidades de saúde sentinelas e das unidades com atendimento noturno permanente e aos sábados.

A medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (25) e tem o objetivo de ajudar a desafogar a rede de urgência e emergência. Outras ações também estão em estudo para que possam ser anunciadas posteriormente.

O secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, afirmou que essa foi uma conversa importante entre os hospitais e instituições, para que pudessem ser afinados os protocolos para otimizar o atendimento. “Novamente, a Atenção Básica vai contribuir ainda mais com o processo e a gente vai suspender os atendimentos de demanda programada no período do vespertino em todas as unidades de saúde, para fazer o atendimento prioritário do paciente com dengue, ficha verde e azul”, explicou Vinícius.

Foto: Ascom/PMVC