SMDR acompanha gestação de novilhas fecundadas em programa de melhoramento genético do rebanho
Agronegocio Dia a Dia

SMDR acompanha gestação de novilhas fecundadas em programa de melhoramento genético do rebanho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) realizou, nesta sexta-feira (24), a etapa de diagnóstico gestacional das 600 primeiras novilhas fecundadas pelo programa de melhoramento genético bovino, que atende o rebanho de pequenos e médios pecuaristas do município.

Iniciado em novembro de 2023, o programa é uma parceria da SMDR com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), e visa aumentar a produtividade e a qualidade da carne e do leite, além de fortalecer a agricultura familiar local.

O acompanhamento técnico das novilhas é realizado por profissionais de ambas as instituições, a fim de garantir a eficácia do processo. A técnica utilizada, chamada Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IAFT), utiliza hormônios para estimular a ovulação e, subsequentemente, a fecundação das vacas. Nesta etapa, o diagnóstico gestacional das novilhas, feito com a ajuda de equipamentos de ultrassom, atesta as condições de saúde do embrião.

Mário

Mário Pereira, um dos pecuaristas cadastrados pela SMDR e beneficiados pelo programa, expressou sua satisfação com a iniciativa. “Acredito que a partir de agora, vai melhorar muito. Com essa inseminação de qualidade, podemos ter um futuro promissor e produzir produtos melhores. Agradeço à Prefeitura, em nome dos pequenos produtores que, assim como eu, podem aproveitar deste programa gratuito”, comentou Mário.

De acordo com o coordenador de Fomento à Agricultura Familiar da SMDR, Eduardo Castro, o programa tem como objetivo melhorar a renda dos pequenos produtores e a qualidade dos produtos de origem bovina, tanto de leite quanto de carne. “Estaremos realizando 600 inseminações por ano para o nosso gado bovino. Entre fevereiro e março deste ano, faremos novas inseminações e monitoraremos os resultados após o nascimento dos bezerros”, afirmou Eduardo.

Equipe da SMDR e da Conafer com os produtores

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC