A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou o Projeto de Lei nº154/2023, de autoria do vereador Hermínio Oliveira (PP), a obrigatoriedade de sessões de cinema adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A proposta busca garantir que esse público possa aproveitar essa forma de lazer de maneira acessível.
Como funcionam as “Sessões Azul”?
Os cinemas do município deverão promover, no mínimo, uma exibição especial semanalmente, chamada de “Sessão Azul”, adaptada para atender às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares. As sessões serão identificadas com o Símbolo Mundial do Espectro Autista na entrada, nos cartazes dos filmes e em todo o material de divulgação da programação semanal dos cinemas.
Dentre as principais características, destacam-se:
- Iluminação reduzida para evitar desconforto causado por luzes intensas;
- Som em volume reduzido, abaixo do nível regular, para acomodar sensibilidades auditivas;
- Ausência de trailers antes da exibição do filme;
- Acesso irrestrito à sala, permitindo que os espectadores possam entrar e sair durante a exibição conforme necessário.
Inclusão no Cinema
O projeto foi criado para atender às dificuldades enfrentadas por crianças autistas em sessões convencionais, que podem se tornar desafiadoras devido à hiperatividade, sensibilidade sensorial, dificuldade de concentração e necessidade de permanecer sentado por períodos prolongados.
“As Sessões Azul proporcionam um espaço para as crianças e suas famílias, permitindo que elas possam usufruir do lazer e da cultura de forma plena”, destaca o vereador na justificativa do projeto.
Adequação dos Cinemas
Os cinemas do município terão 90 dias para se adequarem à nova legislação, implementando as mudanças necessárias para a realização das Sessões Azul.
Acompanhe a Câmara – Todo cidadão pode acompanhar o andamento dos projetos de Lei em tramitação na Câmara Municipal através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), fruto de uma parceria estabelecida entre a Câmara e o Senado Federal. No SAPL é possível também conhecer a composição da Legislatura, das comissões parlamentares, da Mesa Diretora e acompanhar as pautas das sessões.
Para acessar o SAPL clique aqui.
Fonte: Ascom/CMVC/JeniferVital | Foto: Ascom/CMVC