Robozão é uma das grandes atrações do 1º Festival de Educação e Cultura de Conquista
Conquista e Região Cultura Dia a Dia

Robozão é uma das grandes atrações do 1º Festival de Educação e Cultura de Conquista

O 1º Festival de Educação e Cultura de Vitória da Conquista está repleto de novidades, mas, sem dúvida, a que mais tem chamado a atenção dos públicos adulto e infantil é o Robozão, uma mídia inovadora que cativa e encanta de forma extraordinária e inesquecível. O evento é promovido pela Prefeitura, entre os dias 9 e 12 de novembro, no Centro Cultural Glauber Rocha.

O Robozão foi criado e desenvolvido pelo desenhista industrial baiano Lei Almeida. A empresa RBZ Entretenimento possui hoje 17 robôs e 30 controladores. A Soluções Moderna, parceira da rede municipal de ensino, é uma das empresas que adquiriu os serviços. Feito em fibra, com 2,40m, o Robosão pesa cerca de 100kg.

O controlador Sheldon Souza Trindade, 29 anos, diz que o objetivo do Robozão é levar alegria ao público. Segundo ele, o controle é para ativar a parte do tronco, braços, cabeça e a boca. Da cintura para baixo, é programado por computador, que é a parte de coreografia. “Na sede são feitos os ensaios da coreografia. Trazemos o robô com a coreografia pronta”, explicou. Sobre a participação no Festeccon, ele destacou a reação do público. “Crianças e adultos felizes. Isso nos dá a certeza de que o trabalho foi bem feito. Trouxemos de fato alegria, esperança de que podemos sorrir, mesmo em tempos difíceis. Tanta coisa ruim acontecendo, mas temos a certeza de que haverá alegria em algum momento do dia”.

A prefeita Sheila Lemos destacou que as crianças ficaram encantadas. “Quando olhamos no rosto das crianças a expressão de alegria, de surpresa, isto nos emociona. O Robozão entrou brincando, dançando e cumprimentando as crianças, aí uma das crianças especiais, cadeirante, se empolgou tanto que começou a dançar na própria cadeira. Isso nos emociona. Nós que somos mães sentimos uma alegria muito grande, porque quando nossas crianças estão felizes, nós também estamos. Nós da rede municipal da educação ficamos felizes em ver a alegria nos olhos dessas crianças hoje, com essa grata surpresa que é o Robozão”.

O pequeno Lorenzo Boaventura, de 9 anos, relatou seu sentimento ao ver o Robozão. “Gostei muito”. Sua tia, a servidora da PZO, Cristina Boaventura, ficou encantada com o que viu. “Uma maravilha! Foi um presente para todas as crianças. Estou aqui encantada com esse robô”, disse, acrescentando: “Nós temos dois dias ainda. Todo mundo tem que vir e participar desta festa. E parabéns, Conquista, por essa grande festa que a Prefeitura fez para a população”

Fonte: Da Redação | Foto: Divulgação