Reportagem do Jornal Nacional: Poções recebeu cinco mil passageiros e mais casos da COVID-19
Bahia Corona Vírus

Reportagem do Jornal Nacional: Poções recebeu cinco mil passageiros e mais casos da COVID-19

Autor: B do Anderson | Foto: Reprodução | TV Globo

A crise econômica causada pela pandemia provocou um movimento de migração do Sul e do Sudeste ao Nordeste Brasileiro. Em Mutuípe, no interior da Bahia, o flagrante do desembarque de passageiros durante a madrugada ainda na estrada. Em Nova Soure, a fiscalização federal apreendeu um ônibus clandestino vindo de São Paulo. Dos 14 passageiros, 9 testaram positivo para COVID-19. O Município de Poções tem cerca de 48 mil habitantes, mas desde o início da pandemia, viu quase 5 mil voltarem para casa. Depois disso, surgiram 121 casos da doença. “A média de ônibus que chega por semana é de cinco a seis ônibus, ele passa pela barreira sanitária, as barreiras cadastram esses pacientes e eles são monitorados pela equipe da atenção básica, diariamente”, conta a secretária de Saúde de Poções, Lorena Mascarenhas. Segundo o governo da Bahia, 800 pessoas voltaram contaminadas para suas cidades.

O motivo da viagem varia: desemprego, férias coletivas, medo da doença. A maioria vem do Rio e de São Paulo. Gabriel Moreira era adestrador de cavalos no interior paulista, mas quis voltar para Buerarema, no sul baiano. “Salário baixando, aí teve que vir. E entrava muita gente no haras. Aí fiquei com medo e fui embora pra casa”, conta. Para barrar o avanço da pandemia em direção ao interior, o governo do estado suspendeu o transporte intermunicipal em mais de 300 cidades baianas e chegou a fiscalizar a entrada de ônibus de outros estados, mas não conseguiu autorização para impedir esse tipo de transporte.

“Eu faço uma comparação sempre como um incêndio numa floresta: é como se os bombeiros conseguissem debelar todos os dias os focos de incêndio e chegasse um ônibus cheio de brasa e saísse espalhando brasa por toda a floresta. É mais ou menos isso que está acontecendo com o transporte interestadual”, afirma o governador do Estado da Bahia, Rui Costa. A Agência Nacional de Transportes Terrestres afirmou ter realizado 39 apreensões de ônibus irregulares na Bahia, do início da pandemia até a última segunda-feira (29), e determinou que as empresas regulares de transporte interestadual de passageiros cumpram o protocolo de higienização dos veículos. As informações são do Jornal Nacional e G1 Bahia.