Produção de trigo no Brasil deve ser recorde em 2021, projeta Safras
Agricultura Agronegocio

Produção de trigo no Brasil deve ser recorde em 2021, projeta Safras

Autor: AgênciaSafras| Foto: Embrapa

A safra brasileira de trigo deve ser recorde em 2021. De acordo com a projeção da consultoria Safras & Mercado, divulgada nesta segunda, 8, a colheita deve alcançar 7,625 milhões de toneladas no país.

O analista da Safras Élcio Bento, ressalta que esse é o potencial produtivo, que leva em conta a não ocorrência de problemas climáticos. Em 2020, o Brasil produziu 6,245 milhões de toneladas. A variação anual projetada é de 22%.

Além de um clima favorável, esse número depende da consolidação da intenção de plantio neste ano, atualmente estimada em 2,576 milhões de hectares – alta de 12% em relação aos 2,297 milhões do ano passado.

“De um modo geral, os produtores de trigo vêm negociando a safra atual com uma margem de lucro muito acima da média histórica. O trigo é plantado na sequência da soja, o que faz com que os custos fixos da lavoura sejam divididos com a oleaginosa. Essa atratividade do cereal tende a motivar um aumento da área plantada com a cultura de inverno, especialmente nas regiões em que não compete com o milho safrinha. Este vem sendo um forte concorrente, mostrando margem bastante acima das verificadas para o grão de inverno”, explica.

A produção do Paraná deve crescer 15% neste ano, passando de 3,4 para 3,9 milhões de toneladas. A área no estado deve ser 11% maior na comparação com o ano passado, passando de 1,13 para 1,25 milhão de hectares. A produtividade das lavouras paranaenses deve crescer 4% em 2021.

Para o Rio Grande do Sul, a área é estimada em 1,035 milhão de hectares, contra 900 mil hectares em 2020. A produção gaúcha deve crescer 37% ano a ano, saltando de 2,15 para 2,95 milhões de toneladas. A variação do rendimento médio neste ano deve ser positiva em 19%, levando em conta a expectativa de uma safra sem perdas, em comparação com a quebra provocada pela geada no ano passado.

“Na safra passada, o Rio Grande do Sul teve grandes perdas devido às geadas. No Paraná esse evento climático foi menos intenso, mas houve perdas devido à ocorrência de chuvas no momento da colheita. Alargando-se a análise, nas últimas sessenta safras, em trinta e uma delas houve alguma complicação climática e quebra de produtividade”, lembra o analista.

Demais estados
A safra de São Paulo deve crescer 15%, passando de 260 para 290 mil toneladas. Santa Catarina deve colher 175 mil toneladas, 17% a mais do que em 2020. Minas Gerais deve ter uma safra 5% maior em relação ao ano passado, passando de 143 para 150 mil toneladas. O Mato Grosso do Sul deve colher 90 mil toneladas de trigo, alta de 10%, e Goiás deve colher 70 mil toneladas, alta de 17%.