Procurados pela Justiça são alvo das fiscalizações da PRF na Bahia
Justiça Policia

Procurados pela Justiça são alvo das fiscalizações da PRF na Bahia

Os veículos e a obediência às normas de trânsito fazem parte de toda e qualquer ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia. Além de documentos, condições do veículo e comportamento do motorista, os agentes têm como protocolo de fiscalização o levantamento de informações acerca das pessoas envolvidas. O objetivo? É fazer cumprir mandados de prisões expedidos pela Justiça.

Foi justamente o que aconteceu nesta quarta-feira (6), seguindo exatamente este processo de fiscalização de pessoas, que uma equipe PRF levou para a prisão um homem de 53 anos procurado pela Justiça pelo crime de estupro de vulnerável. Ele também era procurado pela conduta de abandono material – o não pagamento de pensão alimentícia.

O foragido dirigia uma caminhonete Hilux quando foi abordado pelos policias na altura do Km 415 da BR 242, trecho do município de Seabra, na Chapada Diamantina. Os documentos foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Hortolândia do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O mandado de prisão referente ao crime de estupro foi expedido em janeiro de 2023 e determinava a prisão definitiva do homem. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Seabra, para que seja levado para o presídio e tenha início o cumprimento da pena de 18 anos de reclusão, em regime fechado.

Resultados Operacionais

De 1º a 31 de dezembro de 2023, a PRF na Bahia realizou quase 570 mil consultas para levantamento de informações pessoais. Dessas, 378,7 mil pessoas foram diretamente abordadas pelos agentes, o que resultou no cumprimento de 190 mandados de prisão.

A fiscalização inclui checagem de autenticidade de documentos pessoais; histórico de envolvimento em acidentes ou cometimento de infrações; antecedentes criminais; e consultas a sistemas oficiais integrados quanto à existência de mandado de prisão em aberto.

Foto:Ascom/PRF