Presidente do PT Isaque afirma que câmara tem baixo nível e o presidente Dudé lança nota de repudio
Legislativo Municipal Poder

Presidente do PT Isaque afirma que câmara tem baixo nível e o presidente Dudé lança nota de repudio

O presidente da Câmara de Vereadores, Luis Carlos Dudé (MDB), assinou uma nota repudiando a declaração do presidente do diretório municipal do PT, Isaac Bonfim, por este ter dito em seu discurso no evento de lançamento da pré candidatura da vereadora Viviane Sampio a deputada estadual, que o atual parlamento conquistense tem ‘baixo nível’. Isaac Bonfim disse que estava ‘brincando’.

“Quero cumprimentar os vereadores da Bancada do Partido dos Trabalhadores aqui presentes. O companheiro Valdemir, nosso líder na Oposição, até brincava aqui com Viviane, uma tarefa árdua Valdemir, que você tem. Todos os dias eu imagino como deve tá difícil ali dentro daquela Câmara de Vereadores com um nível tão baixo, que infelizmente a gente tem ali naquela Câmara hoje presente”, discursou Isaac Bomfim que atua como assessor dos deputados Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) e José Raimundo Fontes (PT).

Confira abaixo a nota da Câmara.

Nota de Repúdio

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) vem a público manifestar o seu repúdio ao presidente do diretório local do Partido dos Trabalhadores (PT) pelas palavras ofensivas proferidas por ele durante um discurso no lançamento da pré-candidatura à deputada estadual da vereadora Viviane Sampaio (PT), quando, em tom de ironia, classificou o parlamento conquistense como sendo de ‘nível baixo’.

Tal discurso pode ser classificado como desrespeitoso e ofensivo aos 21 representantes da terceira maior cidade da Bahia, que inclusive conta com quatro vereadores do Partido dos Trabalhadores. Independente de formação acadêmica, os parlamentares que compõem o Legislativo conquistense são sérios, éticos e responsáveis. Ressaltamos ainda que para estar na política não é preciso ter formação acadêmica, se assim fosse nunca um metalúrgico teria ocupado o cargo de presidente da República.

Pelo tom usado no discurso, o presidente do PT se considera em posição de julgar os representantes que o povo escolheu, num claro sinal de imaturidade. Ao medir o nível dos vereadores eleitos democraticamente pelo povo, ele, indiretamente, aponta o dedo para a população conquistense, como se essa não tivesse capacidade de escolher os seus representantes.

Lamentamos esse discurso preconceituoso e descabido. Essa é a única explicação para o comportamento desse senhor, que deve ter se esquecido da forma como o ex-presidente Lula foi atacado verbalmente por sua origem humilde e operária. Um nordestino simples no seu jeito de falar, que não frequentou faculdade e que, ainda assim, foi eleito democraticamente, fazendo valer, nas urnas, o desejo da maioria da população.

Caso o ‘nível baixo’ ao que o presidente do Partido dos Trabalhadores se referiu esteja relacionado aos discursos dos vereadores, o equívoco é ainda maior, pois além de o vereador ter direito à adoção do posicionamento político que melhor lhe convier, já que vivemos em Regime Democrático, a Constituição Federal nos garante a liberdade de expressão. Discordar é um direito dele e de qualquer outra pessoa, mas desrespeitar é ferir a democracia.

A Câmara repudia e lamenta tais agressões e espera que esse julgamento se restrinja apenas ao presidente da sigla. Confiamos que os demais membros do PT nutram respeito e simpatia por essa Casa de Leis, que caminha para quase 200 anos de história. Ao presidente do PT conquistense só cabe uma atitude: desculpar-se perante essa Casa, com os vereadores e com a população conquistense.

Luís Carlos Dudé
Presidente da CMVC