Prefeitura de Vitória da Conquista inaugura primeiro meliponário público da Bahia
Meio Ambiente Poder Politica

Prefeitura de Vitória da Conquista inaugura primeiro meliponário público da Bahia

A Prefeitura de Vitória da Conquista inaugurou na manhã desta segunda-feira (6), o primeiro meliponário público da Bahia, que vai funcionar no Orquidário Municipal Zilda Gusmão, local propício para a reprodução das abelhas sem ferrão e para a conscientização dos visitantes sobre a importância das abelhas na polinização das plantas leguminosas, frutíferas e daquelas que possuem flores.

“O Orquidário é um espaço visitado por muitas pessoas, inclusive pelos estudantes. Então vamos conseguir ensinar sobre as abelhas e mudar a cultura. Nossas crianças são o presente e temos que ensinar a partir de agora para que elas sejam cidadãs conscientes”, declarou a prefeita.

Sheila ainda ressaltou a importância das parcerias na implantação do meliponário e anunciou o trabalho que será feito com os pequenos produtores. “Estamos no Sertão da Ressaca e precisamos gerar rendas. E é isso que estamos fazendo. Vamos doar 200 kits para pequenos produtores. Trabalhamos pela Educação, Meio Ambiente, Negócios. Não à toa, Vitória da Conquista é a melhor cidade para se investir, mais segura e com bons índices de Educação”, disse.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, a entrega do meliponário na semana do aniversário da cidade “é um belo presente”. “O espaço já está aberto ao público e toda nossa equipe será capacitada pela professora Generosa, que foi a curadora, para que possamos instruir os produtores e informar os visitantes sobre a criação de abelhas e sua importância”, informou o secretário da pasta.

A pesquisadora da Uesb, Generosa Ribeiro, que já estuda as abelhas há mais de 30 anos e foi uma das responsáveis pela montagem do meliponário, está satisfeita com o espaço. “Agradeço e parabenizo à Prefeitura por essa entrega porque é um apelo mundial a proteção e conservação das abelhas. Mais de 70% da produção de alimentos dependem da polinização das abelhas. Vitória da Conquista está na ponta por estar inaugurando o primeiro meliponário público da Bahia”, afirmou.

Willian
Generosa

 

E o objetivo de conscientizar as crianças já começou. Cecília e o filho Wilian Rocha, 5 anos, foram conhecer o meliponário. “Na hora que eu falei, ele se interessou em conhecer as abelhas, e eu o trouxe”, disse. A pesquisadora Generosa abriu uma caixa e o menino teve o seu primeiro contato com as produtoras de mel.

Produtores de mel elogiam iniciativa

Em Vitória da Conquista, existe mais de 100 criadores de abelhas sem ferrão e o Meliponário Municipal de Vitória da Conquista vai ser um ponto de apoio para desenvolver a cultura. Alguns desses meliponicultores estiveram na cerimônia de entrega hoje e parabenizaram a Prefeitura pelo espaço.

“Nós parabenizamos a Prefeitura por essa entrega porque é uma iniciativa que deve ser seguida por outros órgãos governamentais de toda a Bahia”, disse o empresário Jordans Ramalho, diretor da Federação Baiana de Apicultora e Meliponicultura.

Jordans
Diovan
Guilherme

 

Com 46 anos criando abelhas e produzindo mel no município, Diovan Silva já exporta o produto, mas fez questão de tirar o Serviço Municipal de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIMPOA) e estar presente na entrega do meliponário. “Para mim é uma honra representar o município e é fundamental ter o meliponário para difundir a apicultura na região”.

Novo na idade e na criação, Guilherme de Almeida (20) cria abelhas sem ferrão há três anos, no distrito de Cercadinho. “Eu achei muito legal o espaço, organizado e vai trazer muitos benefícios para a comunidade”

Além de criadores de abelhas, secretários municipais, os vereadores Adnilson Pereira, Chico Estrela, Edjaima Rosa (Bibia), Subtenente Muniz e Edvaldo Ferreira Júnior Jr. também estiveram presentes no ato de inauguração do Meliponário Municipal.

Fonte: PMVC | Foto: PMVC