Parceria entre UFBA-Conquista, Lojas maçônicas e empresa instalará túneis de desinfecção contra COVID-19 em hospitais de Vitória da Conquista
Corona Vírus Educação Saúde

Parceria entre UFBA-Conquista, Lojas maçônicas e empresa instalará túneis de desinfecção contra COVID-19 em hospitais de Vitória da Conquista

Autor: IMSUFBA | Foto: Divulgação

Com a parceria entre a Universidade Federal da Bahia – Campus Anísio Teixeira, a empresa de comunicação visual Plaka 7 e as Lojas Maçônicas Fraternidade Conquistense e Cavaleiros do Oriente, foi desenvolvido um túnel de desinfecção. Os professores da UFBA, Francine Cristina Silva Rosa e Luciano Pereira Rosa, contribuíram através de assessoria técnico-científica para a adequação do equipamento às condições de desinfecção objetivada pelo método e de Biossegurança, além da compatibilidade do equipamento às estruturas físicas das unidades hospitalares.

Os equipamentos serão doados aos Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital Municipal Esaú Matos e Hospital São Vicente de Paulo que foram instruídos sobre a utilização e benefícios do produto e método.

O túnel de desinfecção funciona através da nebulização de uma solução de baixa concentração de hipoclorito de sódio diluído em água que recai sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como jalecos, gorros e máscaras dos profissionais de saúde, assim que eles entram e permanecem dentro do túnel por um tempo de 15-20 segundos. Este procedimento de desinfecção em túnel diminui o risco de contágio dos profissionais ao retirarem os seus EPI’s.

Os professores Francine e Luciano Rosa também estão apoiando o desenvolvimento de um modelo de túnel para ser utilizado pela comunidade em locais de grande circulação de pessoas. Ainda, em parceria com o SENAI-CIMATEC de Salvador, pretendem realizar pesquisas dos melhores e mais eficazes métodos de desinfecção em diferentes situações.