O que Diferencia a Atividade Agropecuária num Ambiente de Isolamento Social?
Agronegocio

O que Diferencia a Atividade Agropecuária num Ambiente de Isolamento Social?

Autor: Conab | Foto: Divulgação

Após um mês de pandemia, tal como na área de saúde está havendo, também, nas áreas de produção, um aprendizado diante do ineditismo da situação. A atividade agrícola, dadas suas características, se mostra mais favorável diante das medidas de distanciamento social. Assim, as condições para o setor podem ser bastante favoráveis, atenuando as perdas que ocorrerão no PIB, podendo, ainda, ser fator de estabilidade e de estímulos no cenário pós – pandemia -, aquele chamado pelo governo de “segunda onda”.

O último monitoramento semanal da comercialização do setor hortigranjeiro, realizado pelo Prohort, constatou que algumas Ceasas apresentaram redução e outras aumento no volume comercializado. Já a restrição do funcionamento de estabelecimentos do ramo da alimentação, provocou a redução do fluxo de usuários nas Centrais de Abastecimento. Contudo pode-se considerar o abastecimento regular neste período.

No estado do Paraná, em meio à pandemia do Covid-19, a comercialização de hortifrutigranjeiros e a cadeia produtiva de leite foram prejudicadas principalmente pelo fechamento de restaurantes e feiras livres. Já as indústrias de laticínios encontram dificuldade em comercializar visto os restaurantes e pizzarias serem grandes consumidores de seus produtos.

A comercialização do alho em Santa Catarina deve avançar até o final do mês de maio, quando o produtor deve alcançar alta rentabilidade, embora muitos tenham que renegociar dívidas de safras passadas. A grande preocupação é com os preparativos para o plantio da nova safra visto que os reservatórios de água e os mananciais reduziram muito sua capacidade devido ao longo período de estiagem em todo o estado.

As relações de troca de produtos agrícolas por tratores e colheitadeiras, no mês de Abril/20 em relação a Março/20, foram influenciadas pela queda de preços recebidos pelos produtores, como no caso do algodão (-4,01%) e milho (-6,43%). Já a demanda por fertilizantes está concentrada no segundo semestre (Julho a Outubro) visto serem os meses que antecedem o plantio da primeira safra agrícola.