O uso da máscara gera a necessidade de algum cuidado especial com a pele do rosto?
Corona Vírus Saúde

O uso da máscara gera a necessidade de algum cuidado especial com a pele do rosto?

Especialista em segurança cosmética, Dra. Maria Inês Harris traz dicas simples para não ter a pele prejudicada pelo uso do item de proteção

Autor: Da Redação | Foto: Divulgação

O uso da máscara é essencial em tempos de pandemia, isso não se pode negar. É só conferir os níveis de transmissão da Covid-19 no nosso País para entender que o distanciamento social, a higienização das mãos e a máscara de proteção são fundamentais para enfrentarmos a situação com responsabilidade. De acordo com a especialista em segurança cosmética e consultora da Ikesaki, Dra. Maria Inês Harris, em geral o uso da máscara de proteção não traz maiores problemas à pele do rosto, desde que ela seja usada corretamente. Confira as dicas:

  • As máscaras podem fazer com que o rosto fique mais úmido e quente, especialmente no calor. Portanto, procure máscaras que não fiquem tão encostadas no rosto (máscaras estruturadas), que ofereçam segurança e maior conforto respiratório.
  • Troque as máscaras com frequência, a cada duas horas, para evitar o acúmulo de suor.
  • Lave o rosto, tonifique e hidrate, e seque-o bem antes colocar a máscara (dica: espere 20 minutos após secar o rosto para colocar a máscara)
  • O estresse, como o gerado pela situação da pandemia, pode gerar manifestações cutâneas, desde dermatite seborreica e simples coceiras até acnes e brotoejas. Tente controlar o estresse fazendo atividades manuais, meditação ou esportes por exemplo. Mas se nada disso resolver, procure ajuda médica, pois outras manifestações mais sérias podem ocorrer devido ao estresse descontrolado.