Motorista da Prefeitura de Conquista transporta infectados por covid-19 sem os EPIs necessários
Corona Vírus Executivo

Motorista da Prefeitura de Conquista transporta infectados por covid-19 sem os EPIs necessários

Autor: Antônio Sena, Blog do Sena| Foto: Divulgação

Em 7 de abril de 2020, a gestão municipal divulgou que havia 10 veículos especiais para transportar pessoas infectadas pela doença, mas, mesmo assim, motoristas de outras unidades são acionados para esse tipo de serviço sem a proteção exigida

Um motorista da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Vitória da Conquista transportou, nesta terça-feira (30/06), duas pessoas que testaram positivo para a covid-19 em um carro de uso diário do município. O funcionário não tinha os equipamentos de proteção adequados e ouviu de uma coordenadora que não precisava se preocupar porque “há estudos que dizem que assintomáticos não transmitem a doença”.

No dia 7 de abril de 2020, a Prefeitura publicou uma matéria sobre a plotagem especial de 10 veículos para serem utilizados no cumprimento das medidas de combate ao novo coronavírus. Mas, em entrevista ao Avoador, o servidor disse que recebeu uma ligação de um coordenador responsável pelos abrigos que acolhem pessoas em situação de rua. Foi então orientado a transportar os dois passageiros, que estavam no Abrigo Provisório 2, para o local de acolhimento três. Esse último recebe pacientes diagnosticados com a covid-19.

Ele disse ainda que recebeu apenas duas máscaras há dois meses e, para a realização desse transporte em específico, não recebeu um EPI (Equipamento de Proteção Individual). Foi testado para a covid-19 na terça-feira (23/06), e aguarda, no momento, a liberação da Prefeitura para fazer outro exame, já que são necessários esperar sete dias entre um teste e outro.

O funcionário que fez a denúncia ao Avoador pediu anonimato porque teme represálias. Por outro lado, sente também medo de ser obrigado a fazer outros serviços desse tipo e pegar a doença. A reportagem mandou mensagem à Secom (Secretaria de Comunicação) da Prefeitura para obter uma explicação sobre a denúncia, mas até a publicação desta notícia não houve resposta.

Quase um mês após a abertura do comércio não essencial, o município registra um crescimento do número de casos confirmados da covid-19 em 380%. Em 31 de maio, um dia antes da abertura do comércio, o Boletim Epidemiológico municipal divulgou que havia 152 casos de covid-19. Nesta quarta-feira (30/06), esse número chegou a 577 novos registros, totalizando 729 pessoas infectadas em Conquista.