Justiça anula nomeação de dentista amiga de Mario Frias na Secretaria de Cultura
Poder

Justiça anula nomeação de dentista amiga de Mario Frias na Secretaria de Cultura

Edianne Paulo de Abreu foi escolhida em setembro para comandar o Centro Técnico do Audiovisual (CTAv)

Autor: JulianaR, Metro1 | Foto: Reprodução

A nomeação da dentista Edianne Paulo de Abreu para o comando do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), órgão ligado à Secretaria Especial da Cultura, foi anulada por decisão da 21ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Candidata a deputada federal pelo PSL em 2018, ela é amiga do ator Mario Frias, que foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como secretário em junho. A informação é da Folha.

O Ministério Público Federal contestou a nomeação de Edianne para o cargo após denúncia do guarda municipal Rodrigo Figueredo, membro da Renosp LGBTI+ e do movimento Policiais Antifascismo.

Na decisão, o juiz Mario Victor Braga Pereira Francisco de Souza afirma: “O risco de dano irreparável ou de difícil reparação, por sua vez, decorre do prejuízo de descontinuidade das atividades administrativas do setor cultural, tendo em vista a ocupação de relevante cargo de confiança por pessoa, ao menos numa primeira análise, sem formação acadêmica e profissional apta ao seu regular desempenho”.

Abreu foi nomeada para o cargo em 15 de setembro. Dias depois, a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual criticou a escolha da dentista para o cargo, por sua falta de formação técnica e experiência na área de cultura.