José Maria Caires sobe na tribuna livre da Câmara e conclama políticos e sociedade para lutar pela duplicação da BR-116 e convida a sociedade pra uma reunião no dia 17-03-2023
Legislativo Municipal politica

José Maria Caires sobe na tribuna livre da Câmara e conclama políticos e sociedade para lutar pela duplicação da BR-116 e convida a sociedade pra uma reunião no dia 17-03-2023

Dia 17 com a presença de José Bartolomeu, Presidente da VIABAHIA, será realizada uma reunião a respeito da duplicação da BR-116 que é fundamental para o desenvolvimento da região Sudoeste da Bahia e do Basil. Hoje um dos responsáveis pelo movimento Duplica Sudoeste, José Maria Caires, usou a tribuna livre da Câmara municipal de Vitória da Conquista e fez vários questionamentos a respeito da concessionária Via Bahia. Em mensagem ao Jornal impacto o empresário empreendedor fez várias ponderações:
“Sabemos que a VIABAHIA é muito poderosa e consegue postergar os processos judiciais por anos e anos.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT ) não tem capacidade, nem força suficiente para romper o contrato de concessão, a caducidade proposta está suspensa judicialmente.
Já são 295 autuações aplicadas pela ANTT à VIABAHIA, por descumprimentos do contrato, pasmem, mas as multas imputadas são da ordem de R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões de reais), a VIABAHIA não paga” cobrou Zé Maria Caires.

“Nossa luta será buscar apoio dos vereadores Deputados, Senadores, Prefeitos, Governador da BAHIA Jerônimo Rodrigues, Ministro da Casa Civil Rui Costa, ministro dos Transportes Renan Filho e de todas que entenderem que esse impasse é extremamente prejudicial à BAHIA” pontuou.
Zé informou:  Vitória da Conquista é privilegiada geograficamente mas está sofrendo atrasos no seu desenvolvimento econômico “ Dos quase 500 quilômetros que deveriam já está duplicados nesses 12 anos de concessão, deveremos tê-los concluídos nos próximos quatro anos, pois a concessão será até 2035″ conclui Zé Maria informou ainda que cinco voos cargueiros estará descendo no aeroporto de Vitória da Conquista será o maior centro de distribuição de cargas do mercado livre. “É uma vergonha o que a Via Bahia está fazendo com Vitoria da Conquista e região. A carga chega em duas ou três horas em Vitória da Conquista e para chegar na cidade de Jequié pode levar até seis horas por falta da rodovia duplicada.