Mais de 100 pessoas sofreram complicações associadas a uma infecção fúngica nos olhos após passarem por um mutirão de cirurgias para catarata em Macapá, capital do Amapá, no início do mês de setembro. Sete delas precisaram ser submetidas a remoção do globo ocular e perderam a visão.
O programa Mais Visão é organizado pelo governo do Amapá há três anos e realizou 110 mil cirurgias, a maioria delas de catarata. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Amapá (Sesa), 141 pacientes foram submetidos ao procedimento no dia 4 de setembro, dos quais 104 tiveram complicações.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) identificou a presença do fungo Fusarium, que provoca infecção aguda no globo ocular, a fusariose. Quando o microrganismo penetra na parte interna do olho o quadro é grave e chamado de endoftalmite. O caso é investigado pelo Ministério Público do estado.
Além dos sete que perderam a visão, 55 pacientes passaram por uma cirurgia para tentar reverter a infecção e outros 14 fizeram transplante de córnea. Segundo nota da pasta, “os pacientes estão recebendo serviços médicos 24h, medicação, transporte, deslocamento a outros estados e atendimento psicológico”.
Fonte: Metro1 | Foto: Flickr