Mais de 80 moradores de José Gonçalves participam de palestra sobre umbu gigante e recebem mudas entregues pela SMDR
Agricultura Agronegocio Poder

Mais de 80 moradores de José Gonçalves participam de palestra sobre umbu gigante e recebem mudas entregues pela SMDR

Uma ação promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), levou orientação aos produtores rurais de José Gonçalves sobre o cultivo do umbu gigante e distribuiu mudas do fruto a todos os presentes.

A agricultora Marlene Pereira chegou ao Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (PAAC/Subprefeitura), local de realização da palestra, antes das seis da manhã, sendo orientada a retornar às 9h, e assim o fez. “Eu queria as mudas para plantar na fazendinha que compramos. Gostei muito e a gente que é morador do lugar tem que participar para ficar sabendo de tudo o que está acontecendo. E quanto mais gente participa, melhor é”, disse a senhora, que vive do cultivo de flores.

O agricultor Juraci dos Santos, 47, de Lagoa do Jardim, que cultiva frutas, também foi à subprefeitura de José Gonçalves interessado nas mudas do umbu gigante. “Nós viemos ver a respeito do umbu, uma matéria-prima que poucas pessoas têm e nós não temos ainda na região. Viemos para pegar as plantas e fazer um teste. Mas com fé em Deus vai dá certo”, disse.

Eles e outros pequenos agricultores de José Gonçalves receberam mudas de umbu gigante e aprenderam sobre a produção de mudas, o processo de enxertia e as técnicas de plantio e poda. Os interessados fizeram cadastro para que os agrônomos da SMDR realizem uma visita na área de cultivo para fazer a análise do solo e a medição da área para distribuir o número de mudas viável.

O umbu gigante possui um grande potencial econômico, pois não requer grandes investimentos como outras culturas. Ele também pode ser comercializado no mercado local por um valor mais alto, por ser de 3 a 5 vezes maior do que o comum. O coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, e técnicos da SMDR falaram desses benefícios econômicos, ressaltando ainda que o umbu gigante é uma planta rústica do sertão, resistente as intempéries climáticas.

Segundo a SMDR, mais de cinco mil mudas eram entregues por ano. A ideia agora é dobrar e manter esse diálogo com os agricultores por meio das subprefeituras. “Este é um projeto enorme que este ano devemos fechar com a distribuição de 10 mil mudas e assistência técnica com custo zero para a população. Vamos ainda em 2023 atender às subprefeituras de Inhobim e Bate-Pé. A ideia é de tempo em tempo ter esse reencontro nas subprefeituras”, revelou o secretário da pasta, Breno Farias.

A prefeita Sheila Lemos fez a entrega simbólica das mudas de umbu gigante a quatro agricultoras, uma delas foi Marlene Pereira. Na oportunidade, a gestora destacou o papel da subprefeitura. “Esse é o espaço do povo que aproxima a comunidade rural do Governo Municipal. Aqui é o lugar que vocês têm para trazer demandas, dialogar, cobrar”, declarou a prefeita.

Para um público de mais de 80 pessoas, Sheila falou dos esforços para melhorar as estradas da região e limpar as aguadas. Ela ainda prestou contas dos programas municipais lançados este ano, a exemplo do Brilha Conquista que implantou lâmpadas de LED em todo o município e do Governando com as Pessoas, que vai ouvir a comunidade e entregar obras e serviços escolhidos pela população.

Reunião com comissão da Festa da Bandeira

 

Visita a laticínio de Tio Júnior

 

A novidade fica por conta do Suas Móvel. “Descentralizamos os serviços de Assistência Social para o melhor atendimento da população. Os serviços estão nos Cras, na Prefeitura da Zona Oeste e nas Subprefeituras, mas para facilitar ainda mais a vida da mulher e do homem do campo temos uma novidade. É o Suas Móvel que fará busca ativa dos moradores da Zona Rural para garantir os direitos desse público”, revelou a prefeita.

Festa da Bandeira

Sheila ainda se reuniu com a comissão organizadora da Festa da Bandeira, que acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro, e visitou um laticínio que começa a operar nos próximos dias, gerando 15 empregos. Além da equipe da SMDR e da Defesa Civil, o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Oliveira, e os vereadores Adnilson Pereira e Ricardo Babão acompanharam a prefeita nestas agendas, que teve como anfitrião o coordenador da subprefeitura de José Gonçalves, Ramon Soares.

Fonte: PMVC | Foto: PMVC