O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite desta quarta-feira (6) para falar sobre o Dia da Independência do Brasil, celebrado nesta quinta-feira (7). No discurso, Lula destacou que o dia “não será nem de ódio, nem de medo, e, sim, de união. O dia de lembrarmos que o Brasil é um só. Que sonhamos os mesmos sonhos”, declarou.
“Podemos ter sotaques diferentes, torcer para times diferentes, seguir religiões diferentes, ter preferência por este ou por aquele candidato, mas somos uma mesma grande nação, um único e extraordinário povo”, afirmou. Foram sete minutos e 30 segundos de pronunciamento.
O discurso de Lula focou o tema das celebrações do 7 de Setembro deste ano — democracia, soberania e união. Assista abaixo ao pronunciamento completo:
Em transmissão ao vivo nas redes sociais na terça-feira (5), Lula disse esperar que o desfile do 7 de Setembro seja uma celebração “pacífica”. Ele disse que a data acabou sendo “apoderada” por militares e afirmou que quer “voltar a fazer um 7 de Setembro de todos”.
“Todo país do mundo tem na festa de independência uma grande festa. O que aconteceu no Brasil é que, como nós tivemos durante 23 anos um regime autoritário, a verdade é que os militares se apoderaram do 7 de Setembro, deixou de ser uma coisa da sociedade como um todo. O que estamos querendo fazer agora, com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, é voltar a fazer um 7 de Setembro de todos”, disse o presidente na terça-feira.
“O 7 de Setembro é do militar, do professor, do médico, do dentista, do advogado, do vendedor de cachorro-quente, do pequeno e médio empreendedor individual. É de todo mundo. É uma festa importante em que o Brasil conquistou soberania diante do país colonizador”, completou.
Fonte: R7 | Foto: TV BRASIL/REPRODUÇÃO