CEASA REMANESCENTE, ANTIGA PRAÇA DAS MAMOEIRAS
Artigo

CEASA REMANESCENTE, ANTIGA PRAÇA DAS MAMOEIRAS

Localizada no centro desta cidade, foi construído no inicio dos anos 80, na gestão do prefeito Pedral Sampaio e adentrou também a gestão de Raul Ferraz.
Estes executivos de Vitória da Conquista, Bahia tiveram a ideia e a visão futurista. Deram um passo a frente, de olho no futuro desta cidade. Com base na expansão demográfica, de antemão, sabiam que haveria grande demanda em relação aos espaços de feiras livres e cobertura para atendimento populacional.
Criaram e executaram projetos elaborados para aquele local. Uma grande área, cerca de 400m2, com estacionamentos, cinco grandes galpões cobertos – divididos em pequenos lotes em seu interior.
Neste lugar, pequenos e médios comerciantes vendem suas variadas mercadorias. Sem contar a parte externa, com rampas laterais que circunda todo o perímetro coberto. Ele atende ainda agricultores da zona rural que expõem suas frutas e verduras nestes espaço aberto. Uma natural feira livre.
Lugar onde ricos e pobres compram seus suprimentos alimentares do dia a dia.
Há mais de três décadas (patrimônio), podemos chamar de nosso Ceasa. Onde não somente os donos deste lugar aprenderam a gostar como também ganham o pão, fruto de seu trabalho.
Sem contar com o carinho que as famílias conquistenses têm por este espaço tradicional. É popularmente conhecido como feira livre, com todos os tipos de produtos do campo. Um grande shopping aberto.
Alô, repórteres apocalípticos! Não adianta construírem narrativas contra o Ceasa. Esse empório popular, delegado ao povo, pelo povo, é e sempre será seu autogoverno. Isso é vero!

26 de dezembro de 2022, Vitória da Conquista – BA
Ricardo Gonçalves Farias