A criação da secretaria foi anunciada por Sheila Lemos no dia 8 de março, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher e o projeto era aguardado pela Casa desde então.
O presidente da Câmara, vereador Hermínio Oliveira (PODE) destacou que a criação da secretaria é um avanço significativo. “Avanço importante para a nossa cidade, para as políticas públicas para as mulheres”, avaliou. Oliveira projetou ainda que o projeto deve ser aprovado na Casa. “A gente fica muito feliz em receber o projeto. Com certeza será votado e aprovado”, disse ele.
A expectativa é de que a nova secretaria seja um espaço voltado para a representatividade, defesa e promoção social das mulheres, justamente no atual contexto em que a violência doméstica, o feminicídio, o sexismo, a misoginia e outras formas de preconceito exigem o estabelecimento de estratégias e políticas públicas que fortaleçam e apoiem as mulheres na sua luta por respeito, espaço, dignidade e igualdade de direitos.
A prefeita Sheila Lemos (UB) lamentou que ainda seja necessária a criação de instrumento para garantir a equidade de gênero. “Infelizmente ainda precisamos ter esse apoio para que a gente possa ter a tão sonhada equidade entre homens e mulheres”, disse a gestora. “A secretaria vai ser criada para abraçar as mulheres, acolher essas mulheres, é essa a nossa maior missão”, complementou.
Lemos detalhou que o trabalho vai além do atendimento às vítimas de violência. “Vamos atender mulheres que precisam usar a Sala da Mulher Empreendedora, o Cras, a Casa Rosa. Já acontecem no município essas ações, mas com uma secretaria própria vamos ter orçamento para isso, vamos intensificar ainda mais as ações para as mulheres”, garantiu a prefeita.
Além do presidente da Câmara, também estiveram presentes na cerimônia que marcou a entrega do Projeto de Lei os vereadores Adinilson Pereira (MDB), Bibia (MDB), Chico Estrella (Agir) e Nildo Freitas (PSC).
Fonte: Da Redação | Foto: Ascom/CMVC