Bahia avança no tratamento de cânceres do sangue com nova UTI Onco-Hematológica no Hospital Geral Roberto Santos
Poder Saúde

Bahia avança no tratamento de cânceres do sangue com nova UTI Onco-Hematológica no Hospital Geral Roberto Santos

O atendimento a pacientes com doenças oncológicas do sangue ganha um importante reforço na Bahia. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), unidade de referência estadual, passa a contar com uma nova UTI onco-hematológica a partir desta quarta-feira (12), ampliando a capacidade de tratamento para casos graves. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), representa um avanço significativo na assistência a pacientes onco-hematológicos, uma área que conta com poucos especialistas disponíveis tanto na rede pública quanto na privada.

“Nós estamos falando, aqui, de inovação para a gente cuidar das pessoas que são acometidas pela leucemia. Chegaremos a 19 leitos com condições para fazer o isolamento devido, o tratamento devido, o acompanhamento médico que as pessoas precisam. E não é só para Salvador, é para a Bahia. Então, estamos muito felizes de sair na frente em um tratamento que sai muito caro para o cidadão comum”, enfatizou o chefe do executivo baiano.

A nova estrutura adiciona cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao serviço já existente, totalizando 19 leitos exclusivos para o tratamento de cânceres hematológicos. Esses leitos estarão vinculados à enfermaria clínica onco-hematológica do hospital, fortalecendo a capacidade de atendimento a pacientes que necessitam de cuidados intensivos.

Para a secretária da Saúde do Estado Roberta Santana, “a ampliação da assistência onco-hematológica no Hospital Geral Roberto Santos representa um marco para a saúde pública da Bahia. Com a nova UTI, reforçamos o compromisso do Governo do Estado em garantir tratamento de excelência para pacientes com doenças hematológicas graves, oferecendo mais estrutura, segurança e qualidade no atendimento. Essa iniciativa se soma a outros investimentos estratégicos que fortalecem a rede de alta complexidade e ampliam o acesso à saúde especializada para a população baiana.”

O serviço de onco-hematologia do HGRS foi inaugurado em 2023 e se consolidou como a primeira unidade desse tipo dentro da rede própria da Sesab. Até então, o atendimento a esses pacientes ocorria exclusivamente em unidades como o Hospital Aristides Maltez, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos e o Hospital Santa Izabel. Com a nova UTI, o HGRS reforça seu papel na assistência a pacientes com doenças hematológicas graves, oferecendo tratamento de ponta para casos complexos.

Atualmente, o serviço opera com 100% de ocupação dos leitos e uma média de permanência de 20 dias por paciente. O acesso ocorre por meio da Central Estadual de Regulação (CER) ou por encaminhamento do Centro Estadual de Oncologia (Cican), garantindo que os pacientes recebam acompanhamento contínuo mesmo após a alta.

Novo Centro de Referência

A entrega da nova UTI onco-hematológica se soma a uma série de investimentos do Governo do Estado para qualificar e ampliar a assistência em alta complexidade. Além da expansão no atendimento onco-hematológico, o HGRS também contará com o primeiro Centro de Referência em Epilepsia Refratária (CRER), reforçando sua atuação como unidade de referência no estado. O acesso ao serviço será centralizado por meio da Lista Única, assegurando um fluxo organizado e equitativo para os pacientes.

O CRER contará com uma equipe multidisciplinar responsável por realizar avaliações iniciais e acompanhamentos contínuos dos pacientes. Serão oferecidos exames complementares na própria unidade hospitalar e implementadas novas terapias anticonvulsivantes, como dieta cetogênica, uso de canabidiol, cirurgias de epilepsia e neuromodulação. O espaço conta com sete consultórios, além de recepção e sala de espera, sala do serviço social, sala de eletroencefalograma e farmácia de dispensação.

Fonte
Ascom/Sesab com informações de Milena Fahel/GOVBA

Foto:

Thuane Maria/GOVBA