Equipe técnica da SMDR terá consultoria gratuita do professor Abel Rebouças na área de fruticultura
Conquista e Região Poder

Equipe técnica da SMDR terá consultoria gratuita do professor Abel Rebouças na área de fruticultura

Autor: Da Redação | Foto: SECOM/PMVC

A partir da última semana de março, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) passará a contar com uma consultoria gratuita do engenheiro agrônomo Abel Rebouças, pós-doutor na área de fruticultura. A parceria foi definida em reunião na manhã desta segunda-feira (14) na sede da SMDR.

Abel Rebouças, que é professor aposentado da Uesb, de onde foi reitor, dará a assessoria voluntária na sua área de especialidade, com orientações voltadas, em especial, à citricultura. A proposta é que a equipe técnica da SMDR seja capacitada nessa área e retransmita a orientação recebida aos pequenos produtores do município, de modo a fortalecer a produção de frutas no município, respeitando as particularidades de cada localidade rural.

Como primeira ação, a equipe técnica da SMDR receberá um treinamento em uma plantação de limão assistida pelo professor, na região de Sussuarana, no município de Tanhaçu.

“Estamos aqui unidos, com o propósito de auxiliar o máximo que pudermos a equipe, discutindo todas as potencialidades de produção de frutas na região, capacitando tecnicamente os profissionais e, até mesmo, nos reunindo com os produtores, oportunamente, para discutir questões como potencialidades, gargalos, novas tecnologias. Acho que vai ser bastante frutífera essa iniciativa”, explicou o Abel, que já realiza trabalho semelhante em outros municípios.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Santos, as expectativas quanto à consultoria são bastante positivas, uma vez que ela deve fortalecer o programa Vamos Produzir, que está sendo desenvolvido pela SMDR. “O professor Abel é uma referência mundial nessa área da fruticultura e estar recebendo ele aqui hoje para darmos início a essa consultoria é muito importante, principalmente, por estarmos adquirindo conhecimento nessa área. Sairemos com boas notícias para levar ao homem do campo”, reforçou Luís.