Secretaria Municipal de Meio Ambiente cria grupo de trabalho para execução do Plano de Arborização
Meio Ambiente Poder

Secretaria Municipal de Meio Ambiente cria grupo de trabalho para execução do Plano de Arborização

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou, na última segunda-feira (24), a Portaria nº 002/2025, que institui o Grupo de Trabalho responsável pela execução do Plano Municipal de Arborização (Plamab).

O grupo, formado por seis servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), terá como principal missão ampliar a arborização de espaços públicos e recuperar as matas ciliares no entorno da cidade. A iniciativa está em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 6, 11, 13 e 15, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratam do acesso à água potável e ao saneamento, do desenvolvimento sustentável de cidades e comunidades, das mudanças climáticas e da preservação da vida terrestre.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou que como parte desse trabalho, serão mapeadas as espécies nativas, endêmicas e exóticas mais adaptadas à região, garantindo um ambiente mais sustentável e equilibrado. “Nosso objetivo é tornar a cidade mais verde, pois isso contribui para um ambiente biologicamente mais saudável, com ar mais puro, temperaturas mais amenas e até a filtragem da poluição sonora. Tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida da população”, afirmou a secretária.

Compromisso com a conservação ambiental

A Prefeitura tem intensificado os esforços para proteger áreas verdes e preservar os recursos hídricos, adotando medidas estratégicas de curto e longo prazo para mitigar os efeitos do aquecimento global e fortalecer a biodiversidade local. Somente este ano, o projeto “Conquista Mais Verde” já plantou mais de 500 mudas de 15 espécies nativas em diferentes regiões da cidade.

Na Reserva Florestal do Poço Escuro, diversas iniciativas vêm sendo desenvolvidas para reforçar a preservação ambiental, incluindo a recuperação do solo, o cercamento de áreas, o plantio de mudas e a remoção de resíduos sólidos dos cursos d’água do Rio Verruga e da Lagoa do Jurema.

O Parque Municipal Lagoa das Bateias também tem recebido investimentos significativos. Desde o início do processo de revitalização, em 2023, já é possível observar a recuperação do espelho d’água de 53 hectares, antes tomado por taboas, entulhos e resíduos orgânicos. Além disso, a limpeza e a manutenção da área têm favorecido o retorno da fauna local, fortalecendo o equilíbrio ambiental do parque.

Fonte: Ascom/PMV | Foto: Ascom/PMVC