Após 15 dias funcionando de forma experimental e educativa, o Sistema Muralha Digital entrou em nova fase nesta quinta-feira (16). A partir de hoje, as infrações que representam periculosidade e colocam em risco a segurança dos usuários do trânsito, a exemplo da velocidade acima do permitido na via, ultrapassagem proibida, manobras perigosas, entre outras, serão tratadas com mais rigor e de acordo com o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O decreto que institui o Centro de Controle e Operações Municipal, denominado Muralha Digital, será publicado nesta sexta-feira (17).
O principal objetivo do sistema é a segurança nas vias públicas, com a redução dos acidentes com e sem vítimas. Para se ter uma ideia, em dezembro de 2024 foram registrados 348 acidentes entre carros e motos, quando o sistema já estava funcionando, ainda que de forma experimental. No mesmo período de 2023, o número chegou a 395 sinistros. Ou seja, houve um decréscimo de 11,89% de um ano para o outro.
Por outro lado, o número de infrações nos primeiros 15 dias de janeiro de 2025 aumentou em relação o mesmo período de 2024. No ano passado foram 1.233, e este ano, 1.629, um acréscimo de 32%. A explicação é simples: Em 2024, as infrações eram presenciadas pelos agentes de trânsito, e agora a velocidade excessiva, parar ou estacionar em local e horário proibidos, entre outros comportamentos imprudentes, são registrados pelos radares. Mais do que o controle do tráfego da cidade, esse número revela a transformação que o Sistema Muralha Digital trará na abordagem de monitoramento de tráfego e na segurança pública.
É que a tecnologia não apenas monitora a velocidade, mas também serve como ferramenta de vigilância da cidade, ajudando a detectar e responder a incidentes de segurança em tempo real. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edimário Freitas Júnior, o intuito principal é manter Vitória da Conquista como a cidade mais segura da Bahia e melhorar os indicadores de acidentes de trânsito. “A partir de hoje, a Muralha entra em uma nova fase de funcionamento. Com a participação ativa das equipes envolvidas, o objetivo é garantir um funcionamento ainda mais eficaz do trânsito, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população”, declara .
São 11 vias com pontos de fiscalização eletrônica, algumas delas com mais de um ponto, que serão responsáveis pelo registro de infração por velocidade acima da permitida em cada via.
Radares e OCR
- Avenida Laura Nunes – 40 km
- Avenida Vivaldo Mendes – 40 km
- Rua Siqueira Campos – 40 km
- Avenida Juracy Magalhães (dois pontos + OCR ) – 50 km
- Avenida Luís Eduardo Magalhães (três pontos) – 50 km
- Avenida J. Pedral (dois pontos) – 50 km
- Avenida Frei Benjamim – 40 km
Videomonitoramento e OCR
- Avenida Integração
- Avenida Presidente Vargas
- Avenida Brumado
- Avenida Paraná
Para contribuir com um trânsito mais seguro, os cidadãos devem respeitar o limite de velocidade estabelecido para cada via e observar a sinalização viária. As imagens coletadas pelo Muralha Digital serão protegidas de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Tecnologia
O Sistema Muralha Digital de Vitória da Conquista conta com equipamentos monitor de regularidade de situação cadastral de veículos automotores do tipo 1 e 2, sistema de alerta de irregularidades, sistema de processamento e gestão operacional, Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), armazenamento de eventos durante um ano e de vídeo por 30 dias.
São nove equipamentos medidores de velocidade e 50 câmeras de videomonitoramento, colocados em pontos estratégicos e parte desses equipados com a tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), que lê e identifica placas de veículos, transmitindo essas informações em tempo real à Central de Comando e Controle (CICC), localizada na sede do HUB Conquista, na Avenida Juracy Magalhães.
Integração
O sistema será integrado com outros órgãos, como a Guarda Municipal, Defesa Civil e o Samu 192, o que promete fortalecer a resposta a eventos críticos e a implementação de estratégias de policiamento mais eficazes. Uma sala gerenciamento de crise também foi estruturada dentro das instalações do Muralha Digital para situações que exijam reuniões emergenciais intersetoriais.
Essa integração já se mostrou efetiva. A PM, por exemplo, já solicitou imagens para solucionar crimes ocorridos neste mês, na cidade.