A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista para o biênio 2023-2024, que até então contava apenas com uma chapa inscrita, encabeçada por Hermínio Oliveira(PODE), ganhou novos contornos com o anúncio de uma oponente, esta encabeçada pela vereadora Viviane Sampaio(PT)
A eleição nesta quarta-feira (21), ocorreu na última Sessão Ordinária do Poder Legislativo, como determina o Art. 12 do Regimento Interno da Casa e se deu por meio de votação secreta. Com 15 votos a favor e 5 contra, Hermínio Oliveira foi eleito presidente da Mesa Diretora.
Foram eleitos, em sistema de chapa, o Presidente, os 1º e 2º Vice-Presidentes e os 1º e 2º Secretários, que assumem a direção da Câmara a partir de 1º de janeiro de 2023. Após a eleição, a Sessão Ordinária ocorreu normalmente, presidida pela atual Mesa Diretora.
As Chapas apresentadas tem a seguinte composição:
Chapa 1
Presidente :Hermínio Oliveira (PODEMOS)
1ª Vice-Presidenta: Subtenente Munis (AVANTE)
2º Vice-Presidente: Admilson (MDB)
1ºRicardo Babão (PC do B)
2º Secretário: Nelson de Vivi (UB)
Chapa 2
Presidenta: Marcia Viviane (PT)
1ª Vice-Presidenta: Lúcia Rocha (MDB)
2º Vice-Presidente: Alexandre Xandó (PT)
1ºSecretário: Fernando Jacaré (PT)
2º Secretário: Valdemir Dias (PT)
A sessão Extraordinária – Ainda na manhã desta quarta-feira, foi realizada uma Sessão Extraordinária, a fim de realizar a última votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento legal que define as prioridades dos investimentos da gestão municipal no exercício financeiro do próximo ano. Para 2023, o orçamento aprovado será de R$: 1.537.023.235,98 bilhão.
A eleição, a Sessão Ordinária e a Sessão Extraordinária aconteceram no Memorial Câmara, com entrada pela Rua Zeferino Correia, Nº 19, no Centro, sendo abertas ao público e contou com transmissão pelo Youtube, Facebook, Rádio Câmara
Protestando contra o machismo, PT lança Viviane e Lúcia Rocha para Presidencia da Câmara de Vitória da Conquista.
Tudo caminhava para composição de um mesa mista. A Bancada do PT sinalizou que aceitaria participar da mesa diretora, desde que tivesse a Vereadora Márcia Viviane como 1ª Secretária, pois dos 21 vereadores apenas 2 são mulheres.
Uma reunião entre o articulador da chapa, Vereador Bibia e a Bancada do PT foi realizada e um documento chegou a ser assinado. Mas após interferência da Prefeita Sheila(UB), o Vereador Bibia foi denunciado e descumpriu o trato e montou uma chapa que tem somente homens em sua composição.
De acordo com a Vereadora Márcia Viviane (PT), “tal fato evidencia mais uma vez o machismo enraizado na Câmara e a submissão do poder legislativo perante a Prefeita. Nós não abaixamos a cabeça e por isso lançamos a chapa das mulheres, para demarcar que seremos oposição também ao novo Presidente da Câmara.”
Ouça o papo do ZAP ZAP, uma troca de ideia impactante com o jornalista Tico Oliveira e o novo presidente da Câmara municipal de Vitória da Conquista Hermínio Oliveira.
Fonte: Da Redação | Fotos: Divulgação