Flamengo bate Corinthians nos pênaltis e é tetracampeão da Copa do Brasil
Esporte e lazer Futebol

Flamengo bate Corinthians nos pênaltis e é tetracampeão da Copa do Brasil

Foi sofrido, com emoção, mas o Flamengo pode gritar que é tetracampeão da Copa do Brasil. Após um empate por 1 a 1 no tempo normal, o Rubro-Negro superou o Corinthians por 6 a 5 na disputa por pênaltis no Maracanã, nesta quarta-feira, 19, e levantou a taça da principal competição de mata-mata do país. Fagner e Mateus Vital desperdiçaram suas cobranças pela equipe paulista, enquanto no Fla, só Filipe Luís parou em Cássio. Com a bola rolando, Pedro abriu o placar para os donos da casa, mas Giuliano deixou tudo igual já nos minutos finais. No jogo de ida, em São Paulo, os times empataram por 0 a 0.

O Fla soma essa conquista aos títulos de 1990, 2006 e 2013. O time de Dorival Júnior agora volta as atenções para a disputa da final da Libertadores, contra o Athletico Paranaense, em 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador. Ao Corinthians, resta brigar para terminar no G-6 do Campeonato Brasileiro.

Dominante, impondo o ritmo, o Flamengo abriu o placar logo aos 6 minutos em jogada envolvente. Arrascaeta tabelou com Filipe Luís pela esquerda e tocou na entrada da área para Everton Ribeiro, que, de primeira, deixou Pedro na cara do gol. O centroavante bateu rasteiro na saída de Cássio para abrir o placar e fazer explodir o Maracanã.

O Corinthians ficou mais com a bola após o gol e tentou explorar os lados do campo, mas encontrou muita dificuldade para superar a defesa do Flamengo, que assustava em contra-ataques. O Rubro-Negro voltou a balançar a rede aos 33 minutos, mas o gol foi anulado: Gabigol chutou na trave e Arrascaeta fez no rebote, mas o camisa 9 estava milimetricamente impedido na jogada.

A melhor chance do Corinthians na primeira etapa veio só aos 50 minutos, quando Roger Guedes enfim recebeu uma bola em boas condições na área. O 10 alvinegro limpou para a perna esquerda e bateu forte, mas o goleiro Santos desviou para escanteio.

O Timão voltou do intervalo mexido: Vitor Pereira desfez o sistema de três zagueiros, trocando o lateral Lucas Piton pelo meia-atacante Adson. A equipe melhorou e passou a incomodar mais a zaga do Flamengo, mas Roger Guedes perdeu chance inacreditável aos 14 minutos: Adson cruzou na medida na segunda trave e o atacante, na pequena área, desviou de carrinho por cima do gol.

O Flamengo teve mais um gol anulado aos 17 minutos, de novo por impedimento de Gabigol, que pegou rebote na área após jogada espetacular e finalização de Everton Ribeiro. Mas o time da casa recuou demais depois disso e permitiu uma pressão final do Corinthians. O empate veio aos 37: Mateus Vital cruzou, Fábio Santos desviou de calcanhar, Adson dividiu com Filipe Luís e, no bate-rebate, a bola sobrou para Giuliano mandar para a rede.

Nos pênaltis, Cássio pegou logo a primeira cobrança do Flamengo, de Filipe Luís, mas depois nenhum outro rubro-negro perdeu: David Luiz, Léo Pereira, Everton Ribeiro, Gabigol, Everton Cebolinha e Rodinei balançaram a rede. Já pelo Corinthians, Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto, Yuri Alberto e Maycon marcaram, mas Fagner bateu no travessão e Mateus Vital, já nas cobranças alternadas, isolou por cima da meta.

Fonte: Placar | Foto: Buda Mendes/Getty Images