Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias afirmou que a expectativa é que o governo federal só comece as discussões sobre o reajuste dos valores do programa Bolsa Família no ano que vem.
Durante coletiva de imprensa após o evento que celebrou os 20 anos do programa, nesta sexta-feira (20), o ministro justificou o tempo, afirmando que, para qualquer reajuste, é preciso considerar fatores como o custo do alimento, o salário-mínimo, câmbio e dólar.
“O valor que repassamos para cada família leva em conta vários custos, mas ali no começo do ano (que vem) vamos tratar disso. O presidente Lula de um lado é muito sensível e são as prioridades para os mais pobres, mas também ele trabalha com muita responsabilidade fiscal. Em 2024 é que vamos tomar essa decisão”, disse.
No início do semestre, havia a especulação de que o reajuste seria em torno de 4% ao benefício para o próximo ano. Para que aconteça, a proposta deveria ser inserida no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2024, que já foi enviado para o Congresso Nacional em agosto sem o percentual. Atualmente, o valor médio do benefício é de R$ 688,97
Fonte: Metro1 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil