Líder isolado da Série B do Brasileiro, com 66 pontos, o Vitória é o grande candidato a colocar a mão na taça da competição. O rubro-negro tem 96% de probabilidade de se sagrar campeão, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estuda as estatísticas do futebol nacional.
Para se ter uma ideia do favoritismo do Leão, o vice-líder Criciúma aparece com apenas 1.5% de chance de desbancá-lo. O Juventude, 3º colocado, com 1.2%, e o Atlético-GO, que fecha o G4, em 4º lugar, com 0.73%.
O título da Série B pode ser conquistado pelo Vitória já na próxima rodada, a antepenúltima do torneio. Para isso acontecer, o time comandado pelo técnico Léo Condé precisa pontuar contra o Novorizontino. O jogo será disputado no domingo (12), às 18h, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, no interior de São Paulo.
Se conseguir se impor longe de Salvador, o Vitória precisará esperar até o final da 36ª rodada para saber se poderá comemorar o título.
Se vencer o Novorizontino, o Leão terá que torcer para que o Criciúma não vença a partida contra o Guarani, terça-feira (14), às 19h, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Nesse cenário, um tropeço da equipe catarinense garante o título ao Vitória.
Se o rubro-negro empatar com o Novorizontino, aí dependerá da combinação de três resultados. O Criciúma precisará perder e o Juventude não poderá vencer. A equipe de Caxias do Sul também entra em campo na terça-feira, só que às 21h30, contra o já rebaixado ABC, o estádio Rei Pelé, em Maceió.
Além disso, o confronto entre Sport e Atlético-GO precisa terminar empatado. Esse jogo acontecerá antes do Vitória entrar em campo, na sexta-feira (10), às 21h30, na Ilha do Retiro, no Recife. Ou seja, o time de Léo Condé já vai entrar em campo sabendo se um empate com o Novorizontino ainda permite colocar a mão na taça ou não. Uma derrota para a equipe de São Paulo impede o Vitória de comemorar o título nesta próxima rodada.
Vale lembrar que o Vitória também precisa comemorar o acesso. O retorno à Série A é iminente, mas ainda precisa ser confirmado matematicamente. Se empatar ou vencer o jogo contra o Novorizontino, o rubro-negro se garante na elite do futebol nacional sem depender de nenhum outro resultado. Em caso de derrota, precisará torcer para que Criciúma ou Juventude não vençam na rodada.
Fonte: Correio24hrs | Foto: VICTOR FERREIRA / ECV