Ainda este ano, Vitória da Conquista terá uma Secretaria Municipal de Defesa Social. O anúncio foi feito pela prefeita Sheila Lemos, que está em agenda oficial em Salvador e aproveitou sua visita à capital baiana para conceder entrevistas à imprensa. Durante sua participação no programa da Band, Boa Tarde Bahia, desta terça-feira (29), a gestora informou que a pasta abrigará a Guarda Municipal, que atuará em cooperação com outros órgãos estaduais e federais de segurança pública.
Segundo a gestora, a nova secretaria vem para fortalecer as ações de prevenção e combate à criminalidade no âmbito municipal, além de monitorar e analisar dados estatísticos de segurança pública para subsidiar o planejamento e a formulação de políticas públicas mais eficazes. O objetivo é garantir que Vitória da Conquista, que se mantém como a cidade mais segura da Bahia, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), relativos ao primeiro semestre de 2025, considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes, permaneça nessa posição.
Nos primeiros seis meses deste ano, conforme a SSP-BA, a cidade registrou 18 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), uma redução em torno de 40% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 32 homicídios.
“Foi um compromisso nosso, está no nosso plano de governo e até o final deste ano a gente cria essa Secretaria de Defesa Social, que pode ser chamada de Segurança Pública. Vamos colocar a Guarda Municipal, fazer concurso, e aí vamos montar a secretaria. Vitória da Conquista inclusive saiu no Anuário Brasileiro de Segurança Pública como a mais segura da Bahia, graças a Deus e a um trabalho que a gente vem fazendo”, revelou a prefeita.
Sheila comentou que segurança pública não se faz somente com as forças policiais e destacou as ações realizadas por sua gestão que auxiliam na prevenção e combate aos crimes. “A gente faz segurança pública com educação, com saúde, com assistência social funcionando e a gente tem demonstrado isso. Bairros que antes tinham índice alto de violência, a gente colocou escola, Cras, e o índice de violência diminuiu muito”, afirmou a prefeita. A gestora ainda citou o Brilha Conquista, que iluminou toda a cidade em LED, e a revitalização e construção de espaços de lazer na cidade, a exemplo de quadras, campos de futebol e praças em diversos locais. “Isso tudo melhora, tudo isso faz parte da segurança pública da cidade”, completou.
De acordo com a prefeita, em maio foram criadas duas secretarias especiais, que fazem parte da nova estrutura organizacional do Gabinete da Chefia do Poder Executivo Municipal, além da Secretaria Municipal de Esportes. “Começamos uma reforma administrativa, fizemos mudanças em algumas secretarias. Vitória da Conquista é uma cidade com cerca de 400 mil habitantes, quase 10 mil servidores, então precisávamos melhorar essa estrutura organizacional para entregar um serviço ainda melhor para a população”, reforçou.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC