Vitória da Conquista recepciona Dom Vitor Agnaldo Menezes, novo arcebispo metropolitano
Dia a Dia Religião

Vitória da Conquista recepciona Dom Vitor Agnaldo Menezes, novo arcebispo metropolitano

A população de Vitória da Conquista e região recepcionou, na tarde desta sexta-feira (21), o novo arcebispo metropolitano Dom Vitor Agnaldo Menezes. Acompanhado pelo arcebispo emérito, Dom Luís Gonzaga Pepeu, Dom Vitor foi recebido no Aeroporto Glauber Rocha por uma comitiva composta pela prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito Aloísio Alan, vereadores, membros do clero e fiéis. De lá, seguiu em carreata pelos bairros da cidade até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias.

Na Catedral, a prefeita Sheila Lemos entregou ao arcebispo uma placa de boas-vindas e compartilhou a alegria da comunidade católica com a chegada do seu novo pastor: “Ele vem para comandar e pastorear todos os fiéis católicos aqui da nossa cidade e de toda a região metropolitana. Desejamos as boas-vindas e afirmamos que será muito bem acolhido por todos os conquistenses, um povo ordeiro e acolhedor.”

Em sua primeira aparição pública, o prelado promoveu a primeira benção aos fiéis na Catedral e, em seguida, atendeu jornalistas em uma coletiva de imprensa. Dom Vitor afirmou estar honrado pela missão de trabalhar em Vitória da Conquista, cidade que já conhecia desde os tempos em que era padre. Ele ressaltou ter recebido boas referências da cidade pelos seus predecessores e se comprometeu em trabalhar em parceria com o poder público pelo bem da comunidade de Conquista e região.

O arcebispo também elogiou as iniciativas na preservação do patrimônio material e imaterial local feitas pelos seus antecessores, em parceria com o município, e ressaltou que dará seguimento a este trabalho. “Meu compromisso é trabalhar para fortalecer os laços entre a Igreja e a sociedade, promovendo ações que beneficiem toda a comunidade”, destacou.

A cerimônia de posse que homologará o novo arcebispo de Vitória da Conquista acontecerá neste sábado (22), às 15 horas, na Catedral Metropolitana, em cerimônia presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o cardeal Dom Sérgio da Rocha. Logo em seguida, às 17 horas, será celebrada a primeira missa solene do arcebispo, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.

Dom Vitor governará 35 paróquias localizadas em 20 cidades da região Sudoeste, organizadas em quatro regiões, ou vicariatos.

Natural de Curaçá, na Bahia, Dom Vitor tem 57 anos e foi enviado à Vitória da Conquista pelo Papa Francisco, no dia 14 de fevereiro de 2025. Antes de assumir esta nova função, ele era bispo da Diocese de Propriá, em Sergipe. Com a sua chegada, ele se torna o quarto arcebispo de Vitória da Conquista, sucedendo Dom Josafá Menezes, que atualmente é arcebispo de Aracaju.

 

 

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC