A Prefeitura de Vitória da Conquista finalizou, nesta quarta-feira (30), a Oficina da Estratégia Alimenta Cidades com uma visita técnica das comitivas do Alimenta Cidades, do Instituto Comidas do Amanhã e do projeto Comida no Prato aos equipamentos de segurança alimentar e nutricional do município. O evento, que iniciou na terça-feira (29), foi organizado em articulação com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), visando fortalecer a Política de Segurança Alimentar e Nutricional no município.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, a implementação da Estratégia Alimenta Cidades em Vitória da Conquista demonstra que a pauta da segurança alimentar é prioridade para o Governo Municipal. “É uma oportunidade de identificar com profundidade os pontos fortes que temos no campo da segurança alimentar e também de compreender melhor os desafios que ainda precisam ser enfrentados. A partir disso, conseguimos planejar de forma mais eficiente e propor soluções que realmente façam sentido para a nossa realidade”, ressaltou o secretário.
- Michael Farias
- Karine Barros
- Cosan
- Cozinha Solidária
- Semdes
- Horta comunitária
- Educação
Para a consultora na Coordenação de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do MDS, Lorrana Grimes, conhecer na prática o que foi discutido no primeiro dia da oficina é fundamental para dar continuidade à identificação dos pontos fortes e das fragilidades de Vitória da Conquista. “Hoje, a gente conseguiu acompanhar o PAA Quilombola, que já mostrou um comprometimento muito grande do município, com o planejamento, organização e articulação para fazer essa distribuição direita com o público. Vimos também um pouco sobre a distribuição do PNAE e o projeto Educan, que é é referência a nível nacional, e já foi premiado algumas vezes. Saímos daqui muito animados e encantados com a experiência”, afirmou a consultora.
- Lorrana Grimes
- Alexandre Ramos
A implementação da Estratégia Alimenta Cidades é feita nos municípios através da parceria com o Instituto Comidas do Amanhã, que é uma instituição sem fins lucrativos que busca a transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, com foco em conscientização e impacto em indivíduos, instituições e tomadores de decisão. Segundo o gerente de Projetos do Instituto Comidas do Amanhã, Alexandre Ramos, o próximo passo agora será a construção de relatórios técnicos com todas as informações coletadas nos dois dias de oficina para identificação das fragilidades e pontos fortes do município.
“Vitória da Conquista tem um diferencial em relação ao geral do Brasil porque aqui existe já um Comsea consolidado, existe uma articulação entre os órgãos municipais e isso fortalece esse olhar mais coletivo e mais integrado. Os resultados de ontem foram muito bons nesse sentido de pensar ações integradas, pensar ações articuladas entre as diversas secretarias para que a gente implemente a estratégia aqui no município. E as visitas só vêm confirmar isso porque o município está num patamar mais avançado de organização, de estruturação para fazer essa integração das políticas alimentares dentro da Estratégia Alimenta Cidades”, avaliou Alexandre.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC