Vigilância Sanitária apreende 430 kg de alimentos impróprios para consumo. Fiscalização segue em regime de plantão
Justiça Poder

Vigilância Sanitária apreende 430 kg de alimentos impróprios para consumo. Fiscalização segue em regime de plantão

Em uma operação de fiscalização realizada nesta quarta-feira (17), a Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) apreendeu um total de 430 quilos de produtos estragados e vencidos em estabelecimentos comerciais da cidade. Entre os itens recolhidos, chamou a atenção das autoridades sanitárias a situação de um açougue no bairro Vila Serrana, onde foram encontrados 80 quilos de carne podre, sem condições de consumo.

Além da carne deteriorada, a equipe retirou de circulação outros 350 quilos de alimentos diversos, incluindo produtos com prazo de validade expirado e mercadorias estragadas que estavam expostas para venda em restaurantes e supermercados. Todo o material apreendido foi imediatamente retirado dos locais e encaminhado para descarte seguro no Aterro Sanitário municipal.

Apesar da gravidade das infrações e do fato de alguns estabelecimentos estarem operando sem o alvará sanitário, não houve interdições imediatas. No entanto, os proprietários foram autuados com:

  •   Termos de Apreensão e Inutilização dos produtos;
  •   Notificações formais para regularização;
  •  Prazo de 8 dias para que os estabelecimentos se adéquem às normas sanitárias vigentes e busquem a regularização do alvará.

A Vigilância Sanitária informa que mesmo com o período de recesso administrativo da Prefeitura Municipal, neste final do ano, o órgão manterá equipes de plantão todos os dias, por se tratar de serviço essencial. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos consumidores e fiscalizar o comércio em toda a cidade, sem interrupções.

“A prioridade é a saúde pública. Nossas equipes estão nas ruas para garantir que alimentos sem procedência ou estragados não cheguem à mesa do cidadão”, afirmou o coordenador da Visa, Maico Mares.

A recomendação aos consumidores é que fiquem atentos à cor, ao odor e ao prazo de validade dos produtos, além de verificar se o estabelecimento possui o selo de vistoria da Vigilância Sanitária. As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal através do telefone (77) 3229-3480 ou pelo e-mail [email protected]. Também podem ser feitas denúncias pelo site: FALA.BR

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC