Vestibular Uesb 2024 é marcado por recorde de inscrição e segurança no processo
Dia a Dia Educação

Vestibular Uesb 2024 é marcado por recorde de inscrição e segurança no processo

Na manhã desta segunda-feira, 4, os candidatos ao Vestibular Uesb 2024 realizaram as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, marcando, assim, o encerramento do processo seletivo. Mais de 12 mil estudantes de diversos estados brasileiros se inscreveram para participar do Vestibular, concorrendo a uma das 992 vagas ofertadas nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Do total de inscritos, cerca de 46% são oriundos de escola pública e participam da seleção por meio do Programa de Ações Afirmativas.

O primeiro dia do certame ocorreu no domingo, 3. Nos dias do exame, compareceram aos locais de prova mais de dez mil candidatos com a expectativa da aprovação para, assim, iniciar sua jornada acadêmica e profissional na Uesb. É o caso de Maria Vitória Menezes, que percorreu mais de 560 quilômetros de Sergipe a Jequié para tentar uma vaga no curso de Medicina. “Lá, em Sergipe, nós só temos a federal, que o ingresso é apenas pelo Sisu. Dentro das possibilidades e proximidade da Universidade, a Uesb se mostrou uma das mais próximas e tem uma estrutura boa, com docentes capacitados”, avalia.

Já Etevaldo Silva busca, aos 71 anos, realizar o sonho de ingressar no curso de Odontologia. Residente da cidade de Baixa Grande, interior da Bahia, ele precisou viajar 303 quilômetros até Jequié para realizar a prova do Vestibular. Etevaldo aspira na Uesb a possibilidade de se tornar um profissional capaz de contribuir para uma sociedade melhor e mais igualitária. “Odontologia é um curso em que eu posso ser útil para as pessoas, principalmente, para as pessoas menos favorecida, que não têm condições de pagar um profissional, porque é supercaro. Então, eu me formando e abrindo um consultório para mim, eu posso fazer o tratamento dessas pessoas que não têm condições, para que voltem a sorrir, inclusive, sem pagar nada”, almeja.

Mãos que fazem o Vestibular – A preparação para o Vestibular da Uesb começa muito antes do dia da aplicação do exame e envolve o trabalho de diversos colaboradores. A demanda vai desde a licitação da empresa, elaboração do Edital, formulação das questões, divulgação de todas as informações pertinentes ao certame, organização dos locais de prova, culminando com a aplicação e fiscalização do Vestibular, bem como a divulgação do resultado. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), é responsável por garantir a qualidade e segurança de todo o processo seletivo.

Para o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação, o balanço da edição deste ano foi positivo. “O Vestibular Uesb é um dos eventos mais importantes da nossa Universidade para o ensino e graduação. O certame teve um resultado superpositivo, porque nós tivemos um recorde de inscritos, considerando os últimos cinco anos. Foram 12.160 inscritos”, pontua.

Além disso, Reginaldo destaca o retorno favorável dos candidatos com a organização do Vestibular. “Outro aspecto positivo também é a receptividade dos candidatos, desde o tema da redação, a organização da empresa, a banca avaliadora do certame, o baixo índice de abstenções. Isso tudo demonstra a importância do processo seletivo”, salienta.

Cerca de mil colaboradores atuaram no Vestibular Uesb 2024

 

Para garantir a transparência da seleção, todas as pessoas que trabalharam no Vestibular, incluindo fiscais, intérpretes e ledores/transcritores, foram submetidas a um treinamento, que os capacitam a desempenhar as suas funções da melhor maneira possível, oferecendo todo o suporte necessário aos candidatos. Dessa forma, cerca de mil pessoas trabalharam para a realização do Vestibular Uesb 2024, com seleção feita entre os servidores e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, bem como os funcionários e servidores das escolas onde acontecem a aplicação das provas.

Dados do Vestibular – Neste ano, o Vestibular Uesb teve 15,8% de abstenções, ou seja, 1.922 candidatos estiveram ausentes nos dias de seleção. Durante o processo seletivo, os candidatos responderam 85 questões objetivas, além de elaborar uma redação, que trouxe o tema “Alimentação saudável no Brasil: caminhos, possibilidades e reflexos”.

A partir de terça-feira, 5, os gabaritos preliminares estarão disponíveis para acesso na “Área do candidato”, no site do IDCAP. Os candidatos têm os dias 6 e 7 de dezembro para interpor recursos contra questões objetivas das provas, utilizando a opção “Recurso” no mesmo painel do site. É necessário justificar, de forma fundamentada, cada questão recorrida.

Fonte: Ascom/UESB | Foto: Ascom/UESB