Valeriano deixa saudades no cooperativismo do Brasil
Artigos

Valeriano deixa saudades no cooperativismo do Brasil

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.”

Autor: Da Redação | Foto: Divulgação

Ele acreditou plenamente nisso. Apostou todo o seu entusiasmo numa empresa plural que nascia sob os auspícios da partilha dos bens e tinha o formato composto de retalhos e desenhos de todos os rostos e o labor de todas as mãos.
Este foi, este é Valeriano Severino de Almeida, o grande sonhador, o grande idealizador, junto com uns poucos, do Sicoob Crediconquista.
Por todos os cantos, por todos os lugares onde a cooperativa estiver presente, a figura daquele homem criativo, confiante no amanhã, estará gravada, e povoará cada espaço, cada prenúncio de um amanhã desenvolvimentista.
Os Colaboradores, Conselheiros, Diretores, Associados, enfim todos nós sentimos a partida prematura deste guerreiro que, em momento algum, deixou-se abater, ou subjugar-se pela luta que travou em prol da vida. Seu rosto sempre estampava uma fé inabalável no amanhã, uma esperança sólida de que, a despeito de tudo, o próximo dia traria momentos bem mais promissores.
Por conseguinte, Valeriano sempre foi um homem coerente com aquilo em que acreditava. Desde os primórdios da criação do Sicoob Crediconquista, quando as perspectivas não eram das melhores, com um cenário adverso ao cooperativismo baiano e a incipiência de atuação na conjuntura financeira nacional, até nos últimos momentos da sua vida, não arredou pé da confiança. Pode-se afirmar que viveu intensamente cada minuto que o Criador lhe concedeu com o entusiasmo de uma criança diante do futuro.
Por tudo isso, nós que fazemos parte desta instituição, bem como a comunidade conquistense, que sempre abrigou – e abriga – esta empresa, vimo-nos unir ao sentimento dos familiares, e trazer-lhes, através destas palavras, nosso reconhecimento e gratidão por tudo que ele fez. Mais ainda: deixar gravado seu nome e seu exemplo na história desta casa.
Vitória da Conquista, 3 de julho de 2020.

COOPERATIVA DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS DO SUDOESTE DA BAHIA – SICOOB CREDICONQUISTA