Vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação estão disponíveis em todas as unidades de Saúde do município
Poder Saúde

Vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação estão disponíveis em todas as unidades de Saúde do município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início, nesta segunda-feira (6), à Campanha Nacional de Multivacinação voltada para crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. A campanha segue até o dia 31 de outubro, em todas as 42 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vitória da Conquista, que estarão abertas das 8h às 12h e das 14h às 17h, tanto na zona urbana quanto na rural.

Como etapa inicial da campanha, as UBS Régis Pacheco e Admário Silva Santos funcionarão em horário estendido, das 17h às 22h, para atender aqueles que não conseguirem comparecer durante o expediente habitual.

O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, garantindo a imunização contra diversas doenças. Durante o período da campanha, também será ofertada a vacina contra o sarampo para toda a população de 12 meses a 59 anos.

Doses disponíveis

A campanha contempla todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025, com aplicação gratuita. Entre elas:

– BCG
– Hepatite B
– Penta (DTP/Hib/HB)
– Poliomielite inativada
– Rotavírus
– Pneumocócica 10 valente (conjugada)
– Meningocócica C e ACWY (conjugadas)
– Influenza
– Covid-19
– Febre amarela
– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
– Varicela
– DTP
– Hepatite A
– HPV

Nesta terça-feira (7), a adesão da população de Vitória da Conquista à campanha ainda é considerada baixa. Segundo a gerente da UBS Panorama, Bruna Prado, a tendência é aumentar a frequência à medida em que as pessoas forem tomando conhecimento da campanha. “É importante que os pais tragam as crianças e os adolescentes para que o cartão de vacinas seja atualizado. Temos inclusive as unidades com horário estendido, que funcionam das 17h às 22h para atender quem não consegue durante o dia”, explicou Bruna.

Renato e família

Renato Nascimento levou seu filho Bernardo para atualizar a caderneta na Unidade de Saúde Régis Pacheco. Apesar do choro do pequeno ao receber a agulhada, o pai se declarou aliviado pela imunização. “Muito importante, acho que todos os pais devem ter essa consciência e trazer seus filhos para se vacinarem”, afirmou Renato.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC