A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou uma oficina formativa voltada para a população em situação de rua, temporariamente acolhida no Abrigo Pernoite. A ação foi conduzida pela equipe do programa Acessuas Trabalho e teve como principal objetivo apresentar ferramentas de promoção do acesso ao mercado de trabalho para os usuários da assistência social.
Segundo a gerente de Alta Complexidade da Semdes, Charlene Pereira, o objetivo da oficina é garantir que os usuários do serviço tenham acesso a ferramentas que contribuam para o desenvolvimento da autonomia financeira e pessoal. “Nosso objetivo é contribuir para a superação da vulnerabilidade dessas pessoas, trabalhando habilidades que podem proporcionar uma melhor colocação no mercado de trabalho.”, explicou Charlene.
- Charlene Pereira
- Jacqueline Correia
- Equipe do Acessuas Trabalho
Essa oficina faz parte de um cronograma de atividades voltado para os usuários do Abrigo Pernoite, que serão desenvolvidas pelo o Programa Acessuas durante todo o ano. “Essa iniciativa visa garantir uma abordagem contínua e sistemática, permitindo o acompanhamento regular dos participantes, o monitoramento de seu progresso e a adaptação das atividades conforme as necessidades que possam surgir ao longo do tempo. Por meio dessas oficinas, o Acessuas tem proporcionado acesso a informações e recursos que possibilitem a construção de novas perspectivas para esses indivíduos”, explicou a supervisora do Acessuas Trabalho, Jacqueline Correia.
Na oficina, os usuários participaram de dinâmicas com foco no protagonismo e autoconhecimento. Além disso, também foram feitas simulações de entrevistas de emprego, para que eles pudessem aprender quais as principais perguntas feitas nessas ocasiões e qual postura deve ser adotada ao participar de um processo seletivo.
Para a usuária D.S., que frequenta a unidade há duas semanas, participar da ação foi muito importante e proporcionou um aprendizado significativo sobre o mercado de trabalho. “A equipe é maravilhosa e participar aqui hoje foi muito interessante. A forma lúdica que o tema é abordado nos ajuda a descontrair um pouco, enquanto aprende assuntos para toda a vida. Eu perdi muitas oportunidades com medo da opinião dos outros e a partir de agora eu vou colocar esses aprendizados em prática na minha vida”, planejou a usuária.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC