A nova legislatura do Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira (18) a recondução de Ursula von der Leyen para mais um mandato de cinco anos à frente da Comissão Europeia.
Antes da votação, Von der Leyen teve um encontro de 50 minutos com os eurodeputados em Estrasburgo, a quem cabia rejeitar ou confirmar seu nome. Ela também falou sobre defesa e economia.
Von der Leyen foi reeleita com 401 votos, maioria num plenário de 720 deputados, mantendo o “cordão sanitário” contra posições extremistas que marcou seu primeiro mandato. Votaram contra 284 eurodeputados.
A área da economia é onde Von der Leyen teve maiores destaques em seu primeiro mandato.Outro êxito foi o Plano de Recuperação e Resiliência durante a pandemia, um mecanismo de solidariedade em que a União Europeia emitiu dívida coletivamente.
Um dos desafios para o segundo, será o de recolocar a União Europeia na rota do crescimento econômico. Von der Leyen prometeu trabalhar por um ambiente de negócios mais ágil e promover um mercado de capitais unificado.Ela também destacou os direitos das mulheres, de minorias e do futuro dos jovens.
Fonte: M1 | Foto: Bloomberg