Autor: JdoBrasil | Foto: Folhapress / Felipe Iruatã / Zimel Press
Conforme os dados no painel da universidade, que reúne projeções sobre diversas regiões do mundo, o Brasil deve bater novamente o recorde de mortes mensais. Em março, o pior mês até agora, foram 66,8 mil mortes.
A projeção do painel da Universidade de Washington aponta que o Brasil alcançará entre 422 mil e 425 mil mortes ao final do mês de abril. No melhor cenário seriam cerca de 99 mil mortes ao longo do mês.
O levantamento também se estende aos meses seguintes. Segundo os dados da universidade, no melhor cenário o Brasil deve terminar o mês de junho com cerca de 507 mil mortos por covid-19. No pior cenário, o país pode chegar a quase 600 mil mortes.
O Brasil vive atualmente o pior momento da pandemia, com a média de mortes chegando a mais de três mil óbitos diários na última semana. Em todo o país, o sistema hospitalar tem dificuldades de atender o crescente número de internados. Segundo classificou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil vive um colapso hospitalar e sanitário.
Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é atualmente o segundo país com mais casos e mortes confirmadas na pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos. No Brasil, são quase 13 milhões de casos confirmados da covid-19 e 330.193 mortes causadas pela doença.
A vacinação contra a covid-19 no Brasil, segundo levantamento do consórcio dos veículos de imprensa, já chegou a cerca de 19,2 milhões de pessoas com pelo menos a primeira dose, o equivalente a 9% da população brasileira.(com agência Sputnik Brasil)