União Brasil anuncia senadora Soraya Thronicke como pré-candidata à Presidência
Eleições 2022 politica

União Brasil anuncia senadora Soraya Thronicke como pré-candidata à Presidência

A União Brasil lançou a senadora Soraya Thronicke como pré-candidata da legenda à Presidência da República. O anúncio foi feito pelo presidente da agremiação, o deputado federal Luciano Bivar, na tarde desta terça-feira (2), em evento na cidade de São Paulo.

“Agradeço o convite de ter sido escolhida para substituir nesse momento o presidente Luciano Bivar. É uma tarefa muito difícil”, disse Soraya no evento. “Pernambico chamou o Luciano Bivar. O partido me chamou também. São missões que a vida nos coloca e eu pretendo honrar”, afirmou ela.

“É um momento sério que exige de nós, pessoas públicas, uma atenção edobrada. Nós, que estamos nos verdadeiros bastidores, sabemos o que o país vem passando. Então não poderíamos ser omissos nesse momento”, afirmou a senadora.

A decisão de propor Soraya como pré-candidata ocorre após a desistência de Bivar de concorrer ao Palácio do Planalto. Ele tentará um novo mandato na Câmara dos Deputados. O pernambucano não pontuou na pesquisa Datafolha da semana passada, que mostra o ex-presidente Lula (PT) em primeiro lugar nas intenções de voto, 18 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL).

Em sua fala nesta terça, Bivar diz que a sua decisão “não foi uma desistência” e sim uma “formatação” da chapa. “Eu me sinto muito à vontade de acreditar que Soraya se confunde conosco nesse aspecto, não vai fazer nenhuma diferença a cabela da chapa ser Luciano [Bivar] ou Soraya”, disse ele.

O nome de Soraya, que é senadora pelo Mato Grosso do Sul, ainda precisa ser oficializado na convenção nacional da União Brasil, marcada para a sexta-feira (5). Eleita na onda bolsonarista de 2018, Soraya está no meio do mandato no Senado Federal e tem mais quatro anos pela frente.

O evento contou com a presença de outras figuras do do partido, como o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite, o deputados federais Júnior Bozzella e o vice-presidente da agremiação, Antônio Rueda.

O partido de Bivar detém a maior fatia de fundo eleitoral e o maior tempo de propaganda de rádio e televisão. Isso levou a campanha presidencial de Lula a buscar o apoio da legenda. Para aliados do petista, conseguir mais espaço na TV traria um impacto importante para a campanha petista e aumentaria as chances de uma definição ainda no primeiro turno.

Na esfera estadual paulista, a União Brasil e o MDB reivindicam o posto de vice-governador na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB), deixando em segundo plano uma possível candidatura ao Senado. Mas dirigentes da legenda dizem que, caso Rodrigo não dê ao partido a possibilidade de indicar o candidato a vice, a legenda poderia apoiar Fernando Haddad (PT) no estado.

O vereador Milton Leite, porém, foi enfático ao dizer, nesta terça, que o partido União Brasil “está fechado com Rodrigo Garcia”. “Estaremos com ele em qualquer quadro. Já não há mais hoje possibilidade de ir com qualquer outra agremiação”, afirmou Leite. Fonte .Bahia Noticias. Foto .divulgação