TRE-BA começa a utilizar o sistema Janus para registro de candidatura
Eleições 2022 Politica

TRE-BA começa a utilizar o sistema Janus para registro de candidatura

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) começou a utilizar o sistema Janus – solução de automação processual e inteligência artificial – para registro de candidatura nas eleições. O projeto é de autoria do TRE-BA e usa robôs de inteligência artificial para processar e elaborar minutas nos pedidos de registro.

De acordo com o TRE-BA, com o uso da inteligência artificial, o Janus utiliza o Sinapses para identificar as informações dos candidatos e os pareceres do Ministério Público pelo deferimento ou indeferimento, para atribuir no processo Judicial Eletrônico (PJe) decisão monocrática padrão nos processos com registros de candidaturas deferidos.

Para o presidente do Regional baiano, desembargador Roberto Frank, o uso do Janus trará excelência a essa etapa inicial do pleito. “Nossa área judiciária será poupada de demandas repetitivas, o que promoverá um registro de candidaturas ainda mais célere, liberando tempo para que os servidores se dediquem às atividades mais complexas”, declarou.

Os candidatos às Eleições 2022 estão sendo escolhidos entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Após a definição dos partidos, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) receberá os pedidos de registro dos escolhidos.

O processo ocorre no Candex, que está disponibilizado para download no site do TRE-BA, via internet, e deve ser feito até as 8h do dia 15 de agosto. A ata da escolha dos candidatos, no entanto, deverá ser enviada – também de modo on-line – até o dia seguinte da realização da convenção.

Fonte: Bahia Noticias | Foto: Divulgação