Tico Oliveira compara os acertos das pesquisas eleitorais antecipando as urnas eletrônicas à genialidade do cientista Albert Einstein
Artigos Bico na Trombeta

Tico Oliveira compara os acertos das pesquisas eleitorais antecipando as urnas eletrônicas à genialidade do cientista Albert Einstein

Bico na trombeta
Bico na trombeta
Tico Oliveira, que é diretor do instituto de pesquisa Ticronays há 34 anos, faz um diagnóstico dos acertos dos institutos de pesquisas nas tendências eleitorais no Brasil e no mundo, sempre antecipando o resultado das urnas. “Pesquisa eleitoral é como poucas árvores representando uma floresta inteira, é como você doar só um litro de sangue sem precisar tirar todo o sangue do corpo”, justificou o diretor responsável do Instituto Ticronays de Pesquisa. No podcast bico na trombeta ele comenta sobre as Pesquisas e amostragens.
Como é possível fazer 555 entrevistas e acertar um cenário eleitoral de 230 mil eleitores. A ciência da metodologia da pesquisa eleitoral. No caso da amostragem, a quantidade de futuros eleitores entrevistados na tendência eleitoral, as mulheres e os que recebem menos de um salário, bem como os que recebem até 2 salários mínimos, são na média de mais de 50% e a tendência desse eleitorado é votar no ex-presidente Lula.
Outro fator importante, os estudantes universitários adultos e jovens também tendem a votar nas próximas eleições em sua imensa maioria no ex-presidente Lula, a classe empresarial e comerciantes na sua maioria votam no atual presidente Bolsonaro, esse percentual chega a 10% de uma amostragem da sondagem eleitoral.
Na amostragem sempre as mulheres são a maior quantidade de entrevistadas na sondagem, então podemos citar a genialidade de uma pesquisa eleitoral que na verdade tem sempre um intervalo de erro de 2 a 5% para baixo ou para cima, isso porque uma pesquisa significa que não é uma ciência exata, “Pois muito bem, o que eu quis comparar falando da genialidade de uma pesquisa, é que nada mais nada menos que uma ciência eleitoral que dá o diagnóstico antecipado do resultado computado nas urnas eletrônicas”, justificou Tico Oliveira e fala, “Posso comparar uma antecipação do resultado de uma eleição com a genialidade de Albert Einstein, que se quer tinha um telescópio potente, mas a centenas de anos, só com a teoria de cálculos, na ponta do lápis, fez várias invenções que ajudam a humanidade até hoje, e conseguiu interpretar a respeito do comportamento de corpos localizados próximos a buracos negros (Buracos negros são lugares no espaço cuja velocidade de escape é maior que a velocidade da luz).”, comparou Tico Oliveira e disse que a máquina, o computador é um idiota comparado a genialidade do ser humano que programa a máquina que pode a qualquer momento falhar. Contudo a finalidade do ser humano é assertiva nos cálculos.
Tico faz comentários sobre outros assuntos, Ouça o podcast Bico na trombeta.
Tico Oliveira fala ainda do projeto de concessão da Rodovia BR-116 Rio de Janeiro a Governador Valadares que está em processo de leilão, e comenta ainda dá falta de desempenho do governo federal que até hoje não consegue fazer a concessionaria Via Bahia cumprir o trato, que é a duplicação da BR 116 e fazendo as obras necessárias para evitar os acidentes que vem ocorrendo no perímetro de Cândido Sales até próximo a Feira de Santana na Bahia. Fala ainda dos problemas das armas liberadas pelo governo Bolsonaro que vai acarretar em perdas de votos na tendência eleitoral. Comenta sobre a tragédia que envolveu a família do guarda municipal Renato que deixou sua arma em casa, mesmo em processo de separação conjugal, e por certo sabendo da depressão da esposa Elem, que acabou se suicidando neste domingo (22) e matando com um tiro no coração o próprio filhinho Ítalo de 5 anos.
Tico Oliveira fala que hoje às famílias as vezes valorizam mais um aparelho celular do que o respeito presencial do familiar, e diz que o atual governo perdeu totalmente o controle da economia, o exemplo é a inflação que a cada dia deixa o brasileiro mais estressado. E a afirmativa do descontrole governamental são trocas de vários ministros em pastas importantes e nas estatais bem como a Petrobrás que hoje tem o maior preço do diesel comparando há 18 anos atrás, principal produto para o desenvolvimento do emprego e renda, outro fator que o governo não consegue dar uma tranquilidade a nação brasileira que ultimamente o desrespeito e o ódio tomaram conta nas redes sociais até em grupos de amigos e familiares. Tico fala também da taxa do Imposto territorial Urbano (IPTU) e da taxa do resíduos sólidos (Taxa de lixo)

 

Ouça podcast: