O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu investigação para apurar gastos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cartão corporativo nos primeiros quatro meses de governo. A apuração, instaurada nesta segunda-feira, atende a um requerimento apresentado pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP), aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados em maio.
De acordo com o requerimento, a investigação seria para apurar eventuais altos gastos no cartão corporativo usado pelo presidente da República nos primeiros quatro meses de governo — até abril, foram empenhados R$ 12,1 milhões. As informações citadas por Kataguiri foram divulgadas pela revista Crusoé.
“Além disso, a possível existência de gastos relacionados a apoiadores políticos e despesas supérfluas requer um escrutínio mais aprofundado para assegurar a lisura e a legalidade das transações”, destaca, no pedido.
A informação, segundo o parlamentar, seria importante para que a comissão realizasse seu papel de fiscalização das contas do Poder Executivo. No TCU, o processo foi distribuído ao ministro Jhonatan de Jesus, que já teria iniciado as investigações.
Fonte: O Globo | Foto: Agência O Globo