Suas na Comunidade em Veredinha: Prefeitura aproxima serviços e fortalece a cidadania na zona rural
Educação Poder

Suas na Comunidade em Veredinha: Prefeitura aproxima serviços e fortalece a cidadania na zona rural

Neste domingo (5), a comunidade de Veredinha e localidades vizinhas receberam a edição do programa “Suas na Comunidade”. A iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), levou uma estrutura completa de atendimento para facilitar o acesso da população rural a serviços essenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de promover um dia de lazer e integração familiar.

A prefeita Sheila Lemos esteve presente e destacou a importância de levar a administração municipal para perto dos cidadãos, especialmente na extensa zona rural do município. “Nosso município tem um território de quase 3.500 quilômetros e 330 povoados. Sabemos da dificuldade da distância, e é por isso que trazemos o Suas na Comunidade, para aproximar os serviços da Prefeitura das pessoas e atender às suas necessidades”, afirmou a gestora.

Durante toda manhã, os moradores tiveram acesso a atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), do programa Bolsa Família, do Cras e do Creas, além de orientações sobre o Minha Casa, Minha Vida. O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ressaltou o caráter duplo da ação: garantir direitos e fortalecer vínculos. “É um dia onde as famílias têm a oportunidade de, além de serem atendidas por nossas equipes, viver a convivência comunitária, com as crianças podendo brincar. Hoje, garantimos o acesso a serviços essenciais para a vida de quem vive neste espaço rural. O Suas na Comunidade veio para ficar”, declarou o secretário.

“A mobilização para o evento foi um sucesso. A gente fez a mobilização de casa em casa, com carro de som, avisando toda a região. O importante é atender o povo, que muitas vezes gasta com passagem e perde um dia de trabalho na roça para ir até a cidade. O programa facilita muito a vida de todos”, explicou o coordenador da Subprefeitura de Inhobim, Osmário Lacerda.

A comunidade compareceu em peso e aprovou a iniciativa. A dona de casa e moradora do povoado de Lamarão, Marília Silva Santos, foi uma das beneficiadas. “Eu vim para olhar como está meu Bolsa Família e entender mais sobre meus direitos. Facilita muito pra gente, porque eles explicam direito o que precisamos resolver. Na nossa comunidade, precisamos muito disso”, relatou.

Outra moradora buscou o atendimento com um sonho específico: “Eu vim para poder ver se consigo minha casa. Eu tenho o terreno, mas não tenho casa ainda”, disse a dona casa, moradora de Veredinha, Elizabete de Jesus Lima, que também aproveitou para verificar o peso, altura e o cartão de vacinação de sua filha e do seu irmão. As demandas, das mais simples às mais complexas, encontraram acolhimento e encaminhamento. Casos que não puderam ser resolvidos no local foram devidamente registrados pela equipe para acompanhamento posterior.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC