Smed recebe nova proposta de parceria da Uesb para formação de professores
Educação Poder

Smed recebe nova proposta de parceria da Uesb para formação de professores

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) recebeu a visita de três representantes da equipe gestora do Projeto Pedagógico de Segunda Licenciatura em Educação do Campo. O objetivo do encontro foi apresentar a proposta do curso e a possiblidade de uma parceria para que professores da rede municipal possam participar e receber também essa formação. A formação faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

A coordenadora do curso Educação do Campo, Letícia Santos Azevedo, afirma que foram disponibilizadas 80 vagas, distribuídas nos três campi da Uesb (Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié). O curso é no formato presencial e dura de cinco a seis semestres. “Há um diferencial no nosso curso. Ele é pautado dentro do princípio da pedagogia da alternância. O professor vai estar 15 dias na universidade, atendendo os créditos formativos e 15 dias em seus espaços de atuação na sua comunidade, na sua sala de aula”, disse.

Letícia, Yure Oliveira Santos e Shirley Mabel Lauria

Um dos critérios para a conclusão do curso é que o professor vai desenvolver sua pesquisa acadêmica, mas, para além da pesquisa, da produção científica, deve elaborar um produto, dar um retorno social à comunidade. “Junto com seu orientador e comunidade, ele vai pensar, planejar e desenvolver. Então há esse critério, retorno social que potencializa o desenvolvimento de sua prática pedagógica e de sua comunidade”, afirmou Letícia.

Letícia

Ela explicou que o Parfor visa atender os professores que estão em atuação na sala de aula, mas que não possuem formação específica para o cumprimento de suas atividades, atendendo e respeitando os dispositivos legais. Então, vem atender esta demanda social. “Ele precisa estar numa formação e o Parfor vem com esse compromisso de atender essa demanda de professores que não possuem formação adequada para atender seus contextos”.

Edgard Larry

Para o secretário Edgard Larry, a proposta de parceria é muito bem-vinda. “Já temos essa parceria que permitiu aos professores da rede fazerem o seu mestrado. Foi tão bem-sucedida, que temos três profissionais apresentando seus trabalhos em Lisboa, Portugal. Agora vamos analisar a proposta e dar os devidos encaminhamentos legais para que logo se transforme em oportunidade a Segunda Licenciatura em Educação do Campo”.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC