A Secretaria Municipal de Educação (Smed) lançou ontem (21) o Projeto Educação Alimentar Nutricional (Educan). O objetivo é trabalhar o conhecimento de uma alimentação saudável, inicialmente atendendo as creches e educação infantil, para posteriormente atingir toda a rede. O evento aconteceu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb.
O coordenador de Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, explica que o Educan tem uma regulamentação criada em 2018, orientando aos municípios a inserirem a alimentação educacional nutricional nas escolas. “Com o apoio da prefeita e do secretário de Educação desenvolvemos o grupo pedagógico dentro da merenda escolar para levar o conhecimento da alimentação saudável para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino”.
De acordo a nutricionista Thayse Ferraz, a educação alimentar e nutricional, além de ser uma diretriz do Programa Nacional de Alimentação Escolar, se constitui favorável nas escolas. “O ambiente escolar é perfeito para poder executar ações de educação alimentar e nutricional e entendemos o quanto é necessária essa parceria da alimentação escolar com o setor pedagógico. Todos têm que estar envolvidos. Os coordenadores pedagógicos vão ser os multiplicadores neste primeiro momento e vão poder espalhar estas ações dentro da escola”, comentou.
Para o secretário municipal da Educação, Edgard Larry, esta ação reforça o compromisso assumido de não querer uma merenda apenas entregadora de comida. “Queremos uma merenda ativa, viva, inserida nas escolas, dialogando, trocando experiências, comunicando, melhorando, direcionando e sobretudo, criando e inovando. Consideramos um projeto inovador que vem para trazer benefícios à rede. Este é o primeiro passo e que siga avançando”.
A coordenadora Pedagógica das Nucleadas, Débora Neri, afirmou que se trata de algo imprescindível. “Lidamos com crianças desde a educação infantil até o fundamental I e é muito importante nós trabalharmos com elas desde o início da primeira infância essa questão da alimentação nutricional nas instituições escolares, tanto com as crianças quanto com a família, porque a primeira educação vem de casa, e precisamos também estimular estes pais a compreender a importância dessa alimentação adequada para o desenvolvimento da criança que posteriormente será um adulto saudável”.
Fonte: Da Redação | Foto: Divulgação