Smed e Senai vão ofertar cursos profissionalizantes para alunos e pessoas privadas de liberdade matriculados na EJA
Educação Poder

Smed e Senai vão ofertar cursos profissionalizantes para alunos e pessoas privadas de liberdade matriculados na EJA

Na manhã desta segunda-feira (28), foi realizada a abertura dos cursos profissionalizantes de Almoxarife e Confeccionador de Moda Íntima, resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O evento foi realizado nas dependências do Senai.

Para esses dois cursos, estão matriculados 53 alunos, sendo duas turmas de Almoxarife e uma de Moda Íntima. A parceria também vai beneficiar 20 pessoas privadas de liberdade matriculadas na EJA com o curso de Assentador de Revestimento Cerâmico. Para agosto, serão disponibilizadas mais 40 vagas, divididas em 20 vagas para alunos de Moda Fitness e 20 vagas para detentos no curso de Pintura Predial.

Os cursos possuem dois módulos, sendo o primeiro “Aprender a Empreender”, com várias técnicas de empreendedorismo, e o segundo é o módulo prático, totalizando 160 horas/aula.

Representado a Smed, a subsecretária municipal de Educação, Selma Maria de Oliveira, afirmou ser um momento singular que marca a educação de Vitória da Conquista, com olhar diferenciado para a EJA, através da parceria firmada com o Senai. “Temos a previsão de até agosto alcançar 133 alunos. Iniciamos com a turma de Almoxarife e Confecção de Moda Íntima e turmas para detentos. Trata-se de um momento que nos deixa feliz ao oferecermos aos nossos alunos a possibilidade de uma formação profissional, permitindo que esses tenham condições de se desenvolverem profissionalmente através de uma aprendizagem consolidada. É um avanço extraordinário”.

Para a diretora da Escola Técnica do Senai de Vitória da Conquista e gerente do Senai Sudoeste, Clara Bittencourt, este é o momento que marca o início de uma caminhada. “Não existe processo de desenvolvimento quando não há educação. Agradeço às equipes de execução da Smed e do Senai, e desejo que a execução realize o que entendemos que seja nosso papel, o de transformar a história das pessoas por meio de parcerias importantes como essa”.

Coordenadora de Cursos no Senai, Thaís Moura explicou que os cursos, especialmente de Almoxarife, têm alta demanda. “Nossos alunos vão sair daqui qualificados para contribuir com a produtividade e eficiência das organizações, colaboradores essenciais para o sucesso de qualquer organização”. Thaís acrescentou ainda que o curso de Confeccionador de Moda Íntima, além de ter vasto campo de atuação, também permite o empreendedorismo. “Nosso papel é dar todos os conhecimentos e habilidades práticos para que esses alunos possam atuar de forma qualificada, ter várias oportunidades no mercado e possam de fato transformar suas histórias”.

Alunos da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Prof.ᵃ Maria da Conceição Meira Barros, Tiago de Souza Santos e Ingrid Gusmão de Lima estão matriculados no curso de Almoxarife. Para Tiago, a parceria é muito importante. “Tenho a esperança de que, através do curso, logo consiga uma oportunidade de trabalho”. Ingrid também considera que se trata de algo importante. “Para quem é jovem vai abrir muitas oportunidades”.

Para a aluna da EJA na Escola Municipal Prof.ᵃ Marlene Flores, Edna Maria Queiroz, matriculada no curso de Confeccionador de Moda Íntima, a expectativa é terminar o curso preparada para costurar as próprias peças e abrir um negócio próprio. “A parceria é excelente. Temos o transporte, o curso é maravilhoso com ótimos professores”.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC