SMDR promove visita guiada para produtores de Inhobim e realiza oficinas de enxerto e poda do umbu gigant
Agricultura Agronegocio Poder

SMDR promove visita guiada para produtores de Inhobim e realiza oficinas de enxerto e poda do umbu gigant

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), realizou diversas atividades práticas neste sábado (13), durante o 16º Encontro Nacional do Café, que acontece na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça.

Pela manhã, a equipe da Coordenação de Agricultura da SMDR promoveu uma visita guiada ao Campo Experimental da Fazenda Vidigal para cerca de 30 produtores do distrito de Inhobim que já são assistidos pela secretaria e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“ O objetivo  é que os produtores vejam as variedades do café e que aproveitem a oportunidade para conhecer mais sobre as dinâmicas da cafeicultura. Nossa equipe irá mostrar como eles podem realizar a comercialização do café, além de ter um grão de melhor qualidade”, disse Eduardo Castro, coordenador de Agricultável da SMDR.

Produtor Cesídio Amorim.

O produtor Cesídio Amorim participou da visita e destacou a importância de investir em conhecimentos para entender o funcionamento da produção do café. “ Muito bom essa oportunidade que a Prefeitura está nos dando para aprender mais sobre o café. Às vezes a gente não tem condição financeira de pagar um curso, mas essas atividades do município, a gente aprende mais”; disse.

No período da tarde foram realizados ainda oficinas práticas de demonstração da poda do umbuzeiro, desde a base até a ponta e como deve ser feita a poda de condução.

“ Hoje a gente veio mostrar para os agricultores a condução de uma planta de umbu. Quando a gente tem uma planta cultivada, é necessário fazer essa condução para que a copa da planta fique bem formada e permita acesso aos frutos, principalmente o umbuzeiro, porque ele trança demais os ramos internamente e se não for feita essa poda, vai ficar muito difícil depois da colheita”; destacou o técnico Dilermando Fonseca.

Técnico Dilermando Fonseca.

Já o técnico  Sálvio Gusmão ofereceu uma Oficina de Enxertia de Mudas de Umbu Gigante e explicou como é feito o enxerto e plantação das mudas para o produtor colher o fruto.

“Na oficina a gente tem já os pé francos, que é o umbu nativo, e vamos pegar os garfos de umbu gigante e enxertar nesse material”, disse.

Ao final da oficina foram distribuídas 70 mudas de umbu gigante para os produtores que estavam presentes nas oficinas.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC