Simtrans apresenta número de sinistros de trânsito após municipalização do serviço
Dia a Dia Poder Trânsito

Simtrans apresenta número de sinistros de trânsito após municipalização do serviço

Desde o dia 16 de junho, a responsabilidade sobre os acidentes de trânsito em Vitória da Conquista, com e sem vítimas, passou a ser do município, que atua por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Simtrans, com o apoio da Guarda Municipal e do Samu 192.

Apesar das festividades juninas, que costumam aumentar o fluxo de veículos e pessoas em Vitória da Conquista, o número de acidentes ficou dentro da normalidade segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). De acordo com a coordenadora de Trânsito, Fernanda Alves, foram registrados 29 acidentes com vítimas na primeira quinzena de junho, sem nenhum óbito. “As principais causas observadas foram imprudência, falta de atenção e desrespeito às normas de segurança viária”, informou Fernanda.

A maioria dos acidentes ocorreu na Zona Leste da cidade, com 20 registros. Na Zona Oeste, especificamente na Avenida Brumado e ruas adjacentes, sentido Anagé, foram contabilizados 9 sinistros. Na Zona Rural, não houve solicitações de registro de acidentes durante esse período. Sobre o procedimento da lavratura dos sinistros, a coordenadora informa que após o registro feito pelo agente em campo, o sinistro passa por uma triagem e validação no Núcleo de Sinistros de Trânsito da Semob. As informações são disponibilizadas aos cidadãos envolvidos na ocorrência e o prazo para retirada no setor de atendimento da Semob é de até cinco dias.

Motocicletas na cidade

Neste ano, segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Vitória da Conquista registrou um aumento de 2,44% na frota de motocicletas em comparação a 2024, quando o número de motos que circulavam pelo município era de 68.006. Atualmente, são 69.709 motos; entre esses veículos, 69.692 são convencionais e 17, elétricos.

O município registra 74.198 habilitações distribuídas entre as categorias A (específica para motocicletas, motonetas e triciclos), AB (para motos, carros e vans), AC (motos, caminhões e caminhonetes), AD (motos, micro-ônibus e ônibus) e AE (motos, veículos articulados e trailers).

Os homens são maioria, com 77,14% das habilitações, totalizando 57.234 documentos, enquanto as mulheres representam 22,86%, com 16.964 habilitações. Dessas, 69.069 são definitivas, das quais 67.582 estão válidas e 6.616 vencidas, sendo 1.722 de mulheres e 4.894 de homens. O número de habilitações provisórias chega a 5.129, com 4.556 em conformidade e 573 vencidas. Os habilitados que exercem atividades laborais remuneradas somam 18.326.

Campanhas Educativas

A Semob promove anualmente a campanha do Maio Amarelo, que visa conscientizar autoridades e a sociedade sobre a importância de práticas responsáveis voltadas à mobilidade urbana e à segurança no trânsito, promovendo o respeito à vida. Paralelamente, o Simtrans realiza palestras em espaços públicos, empresas e escolas, abordando os perigos do trânsito e incentivando boas práticas para garantir a segurança de todos.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC